28 de janeiro de 2014

LEANDRO MATTHAUS: "Cheguei aqui por mérito"

Leandro Matthaus (Foto: Antonio Fortunato)
Eu, Leandro “Matthaus” do Nascimento Sousa, nasci onde a flecha dos índios brabos (índios isolados) era constantemente visto e os macacos travessa o rio das tronqueiras (rio Tarauacá) através dos galhos das arvores com único salto. Filho de pais seringueiro e agricultores. 
Hoje refletindo sobre de onde vim e o que sou, posso falar que a vida é mesmo uma verdadeira parábola. Pois, vivia em lugar sem escola, sem perspectiva de sequer ser alfabetizado. As informações eram repassadas por vizinhos que morava em outros seringais. Hoje me tornei uma pessoa “influente” na sociedade taraucaense, por meio da comunicação social. 
Meu primeiro contato com os livros foram somente aos dez anos de idade, já em um seringal bem próximo da cidade de Jordão, pois tivemos que abandonar as nascentes do rio Tarauacá devido os ataques dos índios arredios. Tudo na vida tem um propósito, se não tivesse os ataques provavelmente ainda morava no lugar onde nasci, apenas plantando, caçando, pescando e criando alguns animais para vendermos e comprarmos o sal e roupas. Sendo que a borracha já tinha pedido o valor. 
Embora meu pai (Jose da Silva de Sousa) fosse analfabeto fez questão que eu estudasse, pois era a maior riqueza que poderia deixar pra mim, afinal partiu tão cedo. Já minha mãe (Sheila Maria Mateus do Nascimento) dona do lar, agricultora. Uma mulher de fibra, valente, determinada, que sonha todo dia com o sucesso dos filhos. Filhos, por que somos onze no total. 
Sou um jovem com sonhos, metas e objetivos, que graças ao Pai Celestial venho realizando mesmo com todas as dificuldades. No entanto, não tenho ambição para me tornar rico, pois tenho o básico para viver. Além do mais, sou filho do dono do ouro e da prata, que é Deus. O que significa dizer que sou herdeiro de toda essa riqueza. 
Politicamente sou um socialista do século XXI, que defendo a tese que todos devem ter oportunidades iguais, no entanto, a inteligência de alguns permitiram que eles venham ter melhores desempenhos que outros, por isso, terão melhores condições financeiras, e mais sucesso. 
Este pequeno relato que escrevi é para algumas pessoas entenderem que minhas conquistas são por mérito e não por bajulação a políticos. Tive ajuda sim de pessoas que vive na política quando vim morar em Tarauacá, em 2008, do ex-prefeito Esperidião Júnior, uma pessoa que independente de suas ações políticas, terá sempre meu respeito e gratidão pôr ter me cedido seu lar. Também serei sempre grato a empresaria Hiolanda Hespanhol, dona da Pizzaria Beijo Doce. Foi na Beijo Doce que recebi meu primeiro salário mínimo, e novos horizontes surgiram. 
Comecei minha vida na comunicação social na Rádio FM Cultural de Jordão, foi lá que despertei meu desejo pelo trabalho jornalístico. Ao chegar a Tarauacá, um amigo me ensinou ( Jose Sales Mateus) como mexer na internet e criou um blog pra mim com o titulo blog do Kaká do Jordão. Posteriormente comecei a escrever para os sites Tarauaca.com e acrenoticias.com, do Zé Carlos. 
Já no ano de 2010, ingressei na RádCom. Nova Era FM, a convite do fundador e diretor da emissora, Raimundo Accioly, como comentarista esportivo. Depois virei apresentador, narrador esportivo. Na qual, tenho muito orgulho de fazer parte da equipe da Nova Era. 
Mantenho uma página na internet o Blog Tarauacá Agora, que além de ser bastante acessado. Tem me proporcionado um enorme aprendizado. 
A vida tem me reservado enorme alegrias, uma delas é ter recebido o titulo de cidadão tarauacaense. Além do reconhecimento do trabalho que presto aos cidadãos através dos veículos de comunicação. 
Em breve irei estrear minha coluna no site da RRCTV. Aguarde. Também curso técnico em enfermagem pelo Pronatec e ainda cursei história pela UNOPAR. Sou funcionário público efetivo do governo do estado. 

Leandro Matthaus

Nenhum comentário: