15 de janeiro de 2014

JORDÃO: Inicia a maior festa católica do ano no município

Kézio Araújo do Blog Fala Jordão – falajordao@gmail.com
Com uma novena às 19h00min na noite do ultimo sábado, 11, ministrada pela Irmã Nonata e Ronalda Saraiva iniciou mais um Novenário de São Sebastião, umas das mais importantes e maiores festas religiosas do município.
Dia 20 (dia do padroeiro) acontece a procissão que costuma levar centenas de pessoas às ruas da cidade em um verdadeiro espetáculo de fé, que em razão da tradição e da religiosidade dos jordanenses reúne pessoas de várias localidades inclusive de outras cidades, incluindo os que já não moram mais no Jordão, mas que não deixam de vir para participar das festividades.
Em todos os anos a comunidade desenvolve temas para ser transmitido aos fiéis durante o novenário. Segundo Irmã Nonata, liderança local da igreja católica neste ano o tema a ser refletido pelos fiéis será SÃO SEBASTIÃO E A VIVÊNCIA DAS VIRTUDES CRISTÃS.
A festa católica exige a dedicação de centenas de fieis voluntários, como é o caso do grupo de lideranças da comunidade que é formado por jovens, crianças, homens e mulheres que ajudam na preparação da liturgia, cânticos, ornamentação, limpeza da igreja e preparação dos pratos para a venda de comidas.
Dia 16, quinta-feira chegará o Padre Pedro, que vem de Cruzeiro do Sul, para rezar a missa todos os dias e realizar os batizados pelas manhãs. A partir desta data, após as novenas haverão leilões de prendas doadas por comerciantes, entidades e fiéis devotos a São Sebastião.

Nenhum comentário: