6 de janeiro de 2014

Major Rocha critica o Estado pela falta de apoio e investimentos na segurança pública

Kézio Araújo do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
O deputado Major Rocha, líder do PSDB na Aleac utilizou as redes sociais para manifestar o seu sentimento com o fato ocorrido recentemente quando um sargento da polícia militar foi assassinado na capital acriana.
Rocha aproveitou o ensejo para criticar o estado pela falta de apoio e investimentos na segurança pública. "Esse episódio reforça aquilo que venho dizendo sobre o quadro atual que se encontra a segurança pública. Quadro que algumas pessoas tentam mascarar com estatísticas mentirosas e propagandas enganosas", disse.
Confira o que o deputado escreveu no Facebook.
Infelizmente perdemos mais um dos nossos valorosos irmãos de farda. Pensei em falar alguma coisa para a família, me senti incapaz, não consegui achar no vocabulário uma palavra para aplacar a dor que estavam sentindo. Só posso pedir que Deus conforte os corações de seus pais, filhos, irmãos, esposa e amigos. 
O Sargento Machado, que era um dos veteranos da nossa policia montada, foi mais uma vítima da ousadia de criminosos que aprisionam as pessoas de bem atrás de grades de proteção. Criminosos que são protegidos por algumas autoridades que recebem o dinheiro do povo para beatificar bandidos.
Esse episódio reforça aquilo que venho dizendo sobre o quadro atual que se encontra a segurança pública. Quadro que algumas pessoas tentam mascarar com estatísticas mentirosas e propagandas enganosas. A verdade é que a incompetência dos gestores públicos e a falta de políticas sérias esta fazendo com que o Estado perca a guerra para os bandidos. E o pior é que o nosso povo é quem está pagando essa conta.
Nossos policiais estão cada dia mais acuados. Sem apoio do Estado, do comando e até mesmo da sociedade é muito difícil combater os criminosos. Basta lembrar o recente caso envolvendo 11 policiais, que combatiam o crime na região do 2º distrito e, de uma hora para outra, foram expostos como bandidos. Condenados pela cúpula gestora da segurança pública, pelo comando e até mesmo pela sociedade. Eles servem de exemplo para os outros colegas de farda do quanto somos "valorizados". Enquanto isso criminosos eram ouvidos como testemunhas idôneas e recebiam a proteção da Secretaria de Direitos Humanos.
Esses casos só exemplificam uma triste realidade que é vivida por aqueles que estão nas trincheiras defendendo a sociedade, na grande maioria das vezes sem as mínimas condições. 
Salários baixos empurram boa parte dos policiais para os famosos “bicos”. Isso sem levar em conta a carga-horária desumana que eles enfrentam nos quarteis.
A falta de condições de trabalho, que pode ser vislumbrada nos quarteis sucateados, nas viaturas deterioradas, nos coletes vencidos, na falta de treinamento, nas munições velhas e em pequena quantidade, entre tantas outras coisas são apenas alguns dos ingredientes dessa situação caótica.
Não bastasse tudo isso, os policiais militares ainda enfrentam leis ultrapassadas, boa parte delas inconstitucionais, que negam aos mesmos os direitos básicos que são assegurados até mesmo aos criminosos. Enquanto no Brasil a legislação penal caminha no sentido de afrouxar as normas, fazendo com que pessoas apanhadas em flagrantes possam se livrar da cadeia com um simples TCO, no Acre policiais já foram presos por postarem comentários expondo suas opiniões nas redes sociais.
Para finalizar essa confusão toda, por conta da incompetência generalizada dos dirigentes da segurança pública, os policiais militares ainda enfrentam as adversidades causadas por um conflito entre as duas principais instituições do setor. Conflito que alguns gestores fazem de conta que não existe e que pode se agravar ainda mais.
Sem o reconhecimento devido, Sem apoio e ainda com todas as situações já mencionadas, como é que nossos policiais vão defender a nossa sociedade?

Nenhum comentário: