4 de janeiro de 2014

ACRE: Governo anuncia que metas de segurança pública foram alcançadas

Em 2013, os órgãos de segurança promoveram diversas operações conjuntas nas fronteiras (Foto: Eduardo Gomes/Sesp)
Em 2013, os órgãos de segurança promoveram diversas operações conjuntas nas fronteiras (Foto: Eduardo Gomes/Sesp)
Todas as metas propostas pela da segurança pública para 2013 foram alcançadas. Com as metas cumpridas, o governo do Estado fará o pagamento integral da segunda parcela dos Prêmios de Valorização das Atividades Militar e Policial (VAM) e (VAP), respectivamente, já na folha suplementar de janeiro.
Com relação aos índices da criminalidade, para o ano de 2013, o Sistema Integrado de Segurança Público (Sisp) estabeleceu a meta de tolerância de 198 homicídios, de acordo com a análise histórica dos anos anteriores. Em 2013 foram registrados 194 homicídio em todo o Acre, uma elevação de 12,1 %, se comparado ao ano anterior, que sinaliza uma taxa de 25 homicídios por 100 mil habitantes. Mesmo assim o índice acreano permanece abaixo do índice nacional, que é 27 homicídios.
Vale ressaltar que, apesar da elevação dos índices da criminalidade, todos os órgãos do Sistema Integrado de Segurança Pública se empenharam para o cumprimento dessas metas, a fim de proporcionar maior sensação de segurança a toda população do Acre.
Acompanhando o crescimento da população, o número de roubos teve um aumento na capital. E para combater esses crimes, o governo do Estado investe em recursos humanos para a Polícia Militar, Bombeiro Militar e Policia Civil e na parte logística, com a aquisição de novas viaturas e equipamentos. Esses investimentos, além de proporcionar melhores condições de trabalho, devem fortalecer as ações de segurança.
O secretário de Segurança, Reni Graebner, falou do trabalho realizado com as comunidades. Os Fóruns Comunitários de Segurança foram realizados em 18 cidades acreanas e terá ações também em 2014. “Foram escolhidos 135 coordenadores que serão capacitados nos próximos meses. A participação dessas pessoas tem nos auxiliados no controle social das ações de segurança pública”, afirmou Graebner.
A Secretaria de Segurança Pública parabeniza e congratula todos os profissionais do Sisp e demais órgãos de segurança pelo trabalho realizado em conjunto durante o ano de 2013 e agradece ao governador Tião Viana pelo apoio, confiança e manutenção dos compromissos assumidos com toda a segurança pública para o bem estar de toda a sociedade.

Nenhum comentário: