3 de janeiro de 2014

JORDÃO: INDÍGENAS REALIZARÃO FESTIVAL DE BATISMO (NIXIPÛ)

Do Blog Jordão Agora
O casal de líder comunitário da Aldeia Natal na Terra Indígena Alto  Rio Jordão Edinaldo Macário Kaxinawá e Ozélia Sales Kaxinawá, convida os interessados em participar do 1º Festival de Batismo Nixipû que será realizado entre os dias 12 a 16 de janeiro de 2014.
O NIXIPÛ conhecida como Pimenta-Longa é uma planta da família Piperaceae, cultivada pelo seu fruto, o qual é geralmente seco e usado como especiaria e condimento. A pimenta-longa é um parente próximo de piper nigrun, tendo um sabor similar ao desta, mas geralmente mais picante.
O batismo NIXIPÛ é um ritual realizado com as crianças indígenas do sexo masculino quando atingem a adolescência a parti dos 12 anos de idade. Segundo a tradição é uma fase muito importante na vida do adolescente, pois significa o amadurecimento tornando-o responsável pela sua própria vida.
Durante o batismo o adolescente que dura 3 dias, ele só pode se alimentar de comidas típicas como Kaisuma de milho, banana, amendoim e de mandioca e água, não pode portanto comer algo com sal tipo carne e peixe ou outro tipo de alimento durante os três dias em estado de isolamento.
Para os interessados em participar do festival é só entrar em contato através do e-mail adjordao@gmail.com para compra de pacotes turísticos.
Para turistas de outros estados ou de outros países ao chegar ao município deverão procurar a secretaria dos povos indígenas para expedição da autorização para entrar nas áreas indígenas. 

Nenhum comentário: