2 de fevereiro de 2015

TARAUACÁ: Prefeito assina novo Decreto de Calamidade Pública e cancela carnaval devido as alagações

Prefeito lendo decreto (foto/Assecom)
O prefeito de Tarauacá, rodrigo Damasceno, reuniu no final da tarde deste domingo, 1 de fevereiro, toda a equipe de atendimento e proteção às famílias vítimas da enchente, representantes de órgãos municipais, estaduais, sociedade civil organizada e imprensa, para e assinar um novo DECRETO QUE REITERA O ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA, que visa o reconhecimento do Governo Federal.o Prefeito anunciou também o CANCELAMENTO DO CARNAVAL 2015, que seria organizado pela prefeitura. Mesmo com o anuncio de que o rio apresentou sinais de vazante, o prefeito afirma que se deve redobrar os cuidados e a assistência às famílias e à recuperação da cidade. 

Calamidade Pública em Tarauacá (foto: Assecom)
O DECRETO (CÓPIA ABAIXO) - O Decreto Numero 13/2015, foi assinado na presença do Coronel Batista da Defesa Civil Estadual, que veio a Tarauacá fazer uma vistoria e também o Comandante do Corpo de Bombeiros de Tarauacá Major Moisés. Segundo Batista, a situação é idêntica a ocorrida na alagação do mês de novembro de 2014. Após a análise, foi constatado que realmente a situação não é só de emergência e sim de calamidade pública. “O foco do nosso Plano Detalhado de Resposta – PDR, com esse decreto é o restabelecimento da nossa cidade, como por exemplo a recuperação das vias públicas, pois, foram 94 ruas atingidas pela alagação, também a remoção das famílias que estão em área de risco, construção de casas populares e a reconstrução da cidade”, disse Rodrigo 

Quanto ao Decreto Anterior que está em vigor, os recursos não podem ser utilizados nessa nova situação. Que já sacou o FGTS terá que esperar por um ano para sacar novamente e quem não sacou por problemas de cadastro, desta vez poderá fazer o saque.

O CANCELAMENTO DO CARNAVAL - Em relação ao carnaval o prefeito disse que havia intenção de realização da festa, porém, toda a preocupação da administração será destinada às vítimas da enchente e a recuperação da cidade e que portando a festa está sendo cancelada. “Nos próximos dois meses, fevereiro e março, a tendência é que teremos mais chuvas e mais alagações e o cenário inspira cuidados. Não temos condições de realizar um carnaval em pleno estado de calamidade pública em que estamos vivendo. No verão a gente compensa com uma grande Festival de Verão e a segunda edição da Expoacre Tarauacá ”, comentou Rodrigo.

PANORAMA DA ALAGAÇÃO

As águas do Rio Tarauacá começam a dar sinais de vazante no final da tarde deste domingo. Neste final de semana o nível chegou a 10,80 metros, sendo que é de 9,5 m a cota de transbordamento. a ultima medição marca 10,70. 10 centímetros a menos.

Na prática, a população passou por uma nova e grande alagação que desabrigou muitas famílias. Só nos três abrigos municipais foram 39 famílias, cerca de 220 pessoas. Sem contar as famílias que ficaram em barcos ao lado de suas casas alagadas e outras que saíram para casas de familiares. 

Só de atendimento de saúde com consultas médica, vacinas, atendimentos e de emergência e distribuição de medicamento foram884 procedimentos24 barcos, 5 caminhões ajudam na remoção das famílias e distribuição de água, distribuição de água. Em 2 dias foram distribuídos 90.000 litros.

Nenhum comentário: