2 de fevereiro de 2015

BRASÍLIA: Deputados federais acreanos assumem mandato em Brasília de olho na Reforma Política


Os 513 deputados federais que representam os 27 estados brasileiros e o Distrito Federal tomaram posse neste domingo, dia 1, na Câmara, numa sessão solene presidida por Miro Teixeira (PROS-RJ). Foi feito o juramento à Constituição Brasileira e os parlamentares foram chamados nominalmente para confirmarem o compromisso com a Nação.

A renovação não foi tão grande quanto se esperava. Afinal, mais da metade dos deputados da legislatura passada retornaram, 289. Outros 26 já tinham sido deputados em outras legislaturas e, 198 serão marinheiros de primeira viagem na Câmara Federal. Mas por outro lado a bancada acreana teve uma grande renovação. Apenas Flaviano Melo (PMDB) e Sibá Machado (PT) continuarão entre os oito representantes do Acre.

O mais experiente político do Acre, ainda em atividade, Flaviano Melo, comentou as perspectivas para a nova legislatura. “ Sempre é um momento de emoção tomar posse de um mandato dado pelo povo. É hora de muita reflexão pela responsabilidade que assumimos. Como já tenho um tempo de trajetória política acabei acostumando, mas ainda terei muita coisa a fazer. Chego aqui respaldado por milhares de votos e tenho que corresponder a essa expectativa,” afirmou.

Flaviano estava de olho na disputa da presidência da Câmara entre o peemedebista Eduardo Cunha e o petista Arlindo Chinaglia. “Espero que o nosso presidente seja o Eduardo Cunha. Ele vai colocar com urgência em votação o Orçamento Participativo. É uma emenda minha autoria e quero que seja aprovado porque sei que o Brasil precisa. E a vitória do Eduardo Cunha será mais um passo para a independência do Poder Legislativo,” salientou.

Com a sua experiência Flaviano acha que a Reforma Política deve ser um tema prioritário na Câmara. “O PMDB já têm as suas propostas para apresentar ao Congresso Nacional. Temos nos adiantado no debate do tema. E a nossa bancada irá se empenhar para que a Reforma Política aconteça de fato,” disse ele.

Resgate da credibilidade do Parlamento

Por outro lado, o deputado federal Major Rocha (PSDB), que estreou no parlamento federal, falou da emoção do momento. “Estou assumindo o compromisso já feito na minha campanha de defender os interesses do povo acreano. O país vai passar por momentos de grande dificuldade com uma possível crise energética, escândalos de corrupção em vários segmentos do país e um Congresso Nacional que precisa resgatar a sua credibilidade. A chance que os deputados têm de cumprir a sua verdadeira missão que é representar o povo e não partidos e ideologias,” destacou.

Liderança e Reforma Política

Reeleito para o seu segundo mandato, com a responsabilidade de ser líder da maior bancada da Casa, o deputado Federal Sibá Machado (PT) comentou o momento do seu partido. “O PT perdeu 18 cadeiras em relação à legislatura passada. E isso aumenta demais as nossas responsabilidades. O recrudescimento das dificuldades econômicas e a presidente Dilma (PT) tendo que iniciar o ano com muita austeridade. Tudo isso é muito delicado dentro desta Casa. A base governista não terá vida fácil para aprovar medidas impopulares mais necessárias,” ressaltou.

Sibá defende mudanças. “Uma das matérias que o país espera que o Congresso tome uma atitude é a Reforma Política. Os métodos utilizados às eleições estão cada vez mais nocivos. E isso passa uma imagem à população que estamos aqui fazendo muito mais banditismo do que democracia. Esse sistema envelheceu e caducou e o Congresso precisa apresentar uma fórmula diferente,” concluiu.

Angelim com foco no municipalismo

O ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT) também comentou as propostas do mandato que assumiu. “Estou começando a articular a frente parlamentar municipalista. Será um ano difícil para a economia do país e as batalhas no Congresso serão enormes para os aportes de recursos para atividades extra orçamentárias. O aumento da alíquota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é uma necessidade premente. Nas próximas semanas vou marcar audiência com as associações de prefeitos para tratar de um grande movimento nacional para que possa que dar encaminhamento às demandas das nossas prefeituras,” explicou.

A luta pela industrialização do Acre

O mais jovem deputado da bancada do Acre será Léo Brito (PT). Ele falou qual será o foco do seu mandato. “Nesse momento estamos vivendo um Novo Acre com investimentos na economia e nas cadeias produtivas por parte do governador Tião Viana (PT). E quero colocar o meu mandato à disposição para ajudar nessas conquistas. Além de me empenhar pela nossa educação com o aumento dos cursos superiores no Estado, principalmente, no interior. Temos que fortalecer os cursos técnicos para melhorar a profissionalização dos nossos jovens. E vamos lutar para que novas empresas se instalem no Acre,” resumiu.

Palhaço que leva a política a sério

Um dos deputados federais com a maior votação no Brasil foi destaque na sessão de posse. Tiririca (PR-SP) era o mais procurado para fotos pelos familiares de outros parlamentares. Tiririca falou com o AC24horas. “Estou feliz demais. No primeiro mandato fui massacrado demais e mostrei com trabalho que poderia estar nesta Casa. Estive entre os cinco mais assíduos da legislatura passada e apresentando projetos bacanas. Aqui a coisa é seria e não se pode brincar. Mas continuo fazendo meus shows nos finais de semana. Quero bastante saúde para continuar ajudando o povo brasileiro,” destacou.
Por: Nelson Liano Jr.| De Brasília (DF), para ac24horas

Nenhum comentário: