2 de fevereiro de 2015

RIO BRANCO: Deputados tomam posse e elegem Ney Amorim presidente da Aleac


Os deputados estaduais do Acre tomaram posse na manhã deste domingo (1º), às 10 horas, no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). No mesmo evento, os novos parlamentares elegeram os membros da Mesa Diretora da Casa. O novo presidente do Aleac é o deputado Ney Amorim , do PT.

Apenas seis deputados foram reeleitos, os demais 18 são novos em relação à legislatura anterior, uma renovação de 75% em relação. Os deputados que compõe a bancada de apoio ao governador Sebastião Viana (PT) formam a maioria na Casa, com 15 cadeiras. A oposição tem nove cadeiras.

Com a atual composição, o governador petista não terá dificuldades para aprovar projetos de lei de interesse de sua administração nos próximos quatro anos. O Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu cinco dos 24 deputados, se tornando a agremiação partidária com a maior bancada no parlamento estadual.

Eleição da Mesa Diretora

Após a posse da nova legislatura, os deputados elegem o presidente da Casa para os próximos dois anos. Depois de costurar uma chapa que contemplou, tanto situação, quanto oposição, Ney Amorim (PT), deputado no terceiro mandato, foi conduzido por unanimidade à presidência da Assembleia Legislativa.

“É uma honra e uma reponsabilidade muito grande assumir uma Assembleia que teve uma renovação tão significativa. Não tenho dúvidas que vai ser uma Assembleia atuante, onde vão acontecer debates sobre projetos que vão de encontro aos anseios da população de todo Acre”, diz Ney Amorim.

O novo presidente disse que, na nova legislatura, vai prevalecer a democracia dos debates entre os blocos de situação e oposição. Para ele, a oposição exerce um papel importante na Aleac. Amorim destaca ainda que um dos seus principais objetivos é aproximar o Poder Legislativo da população.

“Teremos uma Casa aberta aos movimentos sociais, aberta à população, aberta aos trabalhadores. As comissões vão estar em pleno funcionamento, se a Casa precisar se deslocar aos municípios, nós vamos levar o Poder Legislativo conhecer de perto, todos os problemas que afligem nosso povo”, enfatiza Ney.

Composição da Mesa

Presidente – deputado Ney Amorim (PT)
Vice-presidente – deputado Éber Machado (PSDC)
2° vice-presidente – deputado Raimundinho da Saúde (PTN)
3° vice-presidente – deputado Chagas Romão (PMDB)
1° secretário – deputado Manoel Moraes (PSB)
2° secretário – deputada Maria Antônia (PROS)
3° secretário – deputado Jesus Sérgio (PDT)
4° secretário – deputado Nicolau Júnior (PP)
5° secretário – deputado Jonas Lima (PT)

Por Ray Melo
Editoria de Política do ac24horas
raymelo.ac@gmail.com

Nenhum comentário: