25 de fevereiro de 2015

Sem comida, energia e abrigos, desespero toma conta da população de Brasiléia

Captura de Tela 2015-02-24 às 19.43.13
Pelo menos 2.2 mil pessoas ficaram desabrigadas em Brasileia pela cheia do Rio Acre, que inundou praticamente toda área urbana da cidade. O desespero começa a tomar conta da população, que sofrem com a falta de comida, energia e abrigos. Populares relatam a situação de penúria que estão passando sem ter acesso aos serviços básicos de saúde, saneamento e segurança.
Além de todas as privações, os moradores ainda precisam se preocupar com “os piratas da alagação”, que saqueiam as residências atingidas pelas águas do Rio Acre. Desesperado, o prefeito do município, Everaldo Gomes (PMDB), criticou o governo do Acre e as autoridades federais pela falta de suporte que, segundo ele, Brasileia estaria passando sem nenhuma ajuda concreta.
“Pelo amor de Deus, ajudem Brasileia”, disse o peemedebista durante uma reunião com os deputados estaduais, na tarde de terça-feira (24), no Centro Cultural do município, um dos poucos lugares que ainda não foram tomados pela maior cheia de todos os tempos, registrada na região do Alto Acre. Gomes afirma que sua prefeitura não disponibiliza mais de recurso socorrer os desabrigados.
Nos abrigos improvisados e superlotados, populares reclamam da falta de alimentos, energia e material de limpeza. A ajuda que está chegando aos desabrigados são doações de empresários e da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), através do programa Aleac Solidária, que destinou cinco toneladas de produtos da cesta básica, limpeza e água mineral.
Os serviços de saúde também estão prejudicados em Brasileia. O Hospital Raimundo Chaar foi inundado, obrigando o município encaminhar os pacientes para Xapuri. A população também não disponibiliza de nenhum tipo de atendimento nos órgãos públicos estaduais e municipais, serviços bancários, telefonia e internet, deixando Brasileia isolada do resto do Estado.
As previsões não são animadoras para o município. Os comerciantes afirmam que estão sendo executados judicialmente por dívidas acarretadas ainda pela cheia de 2012. O presidente da Associação Comercial, Joaquim Lira disse que o governo do Acre prometeu anistia para alguns casos e parcelamento das dívidas, mas não cumpriu com o acordo firmado com os empresários.
Com os problemas se acumulando, o prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, vive um verdadeiro inferno. Com repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sendo sequestrado para pagamentos de dívidas trabalhistas com a União, o gestor precisa fazer malabarismo para atender as demandas com os parcos recursos que ainda fazem parte da receita municipal.
Ray Melo, Ac24Horas

Nenhum comentário: