14 de fevereiro de 2015

ACRE: Governo planeja elaboração do Plano de Erradicação do Analfabetismo

A discussão do plano teve início nesta quarta-feira (Foto: Angela Peres/Secom)
Profissionais da área de educação no estado, com a parceria de instituições e autarquias de governo, estão reunidos nesta quarta-feira, 11, para discutir e planejar a elaboração de uma política de erradicação do analfabetismo no Acre. Esse primeiro encontro está sendo realizado na Secretaria Adjunta de Educação, localizada no antigo Mira Shopping.

O secretário adjunto, Moisés Diniz, explica como se dará esse processo: “Nós queremos, além de alfabetizar essa parcela da população que precisa, devolver a ela a autoestima e promover a inclusão social. O objetivo maior é que, depois de serem alfabetizadas, as pessoas prossigam com uma formação em um dos programas de governo voltados à qualificação profissional”.

O secretário de Estado de Educação, Marco Brandão, falou sobre a importância de alfabetizar e ao mesmo tempo despertar os novos alunos para o conhecimento científico e literário.

“Nosso desejo é inserir as pessoas no universo das letras, das mídias e de outras linguagens, de modo a levá-las para o campo do desenvolvimento intelectual e mental, para que possam ter suas próprias concepções e deixem de viver sob a compreensão dos outros. Que elas possam ler um livro e saber interpretá-lo, por exemplo”, disse.

Segundo o deputado estadual Daniel Zen, que compareceu ao planejamento, o governador Tião Viana assumiu o compromisso de nos próximos anos erradicar o analfabetismo, ampliar o acesso ao ensino superior nos municípios e consolidar os programas de incentivo à educação no Estado.

“Universalizar o acesso à educação básica com foco na alfabetização de jovens e adultos é garantir o direito à cidadania”, concluiu Brandão.
Por Rayele Oliveira 
Agência Acre

Nenhum comentário: