18 de dezembro de 2013

JORDÃO: Vereador do PSDB visita aldeias e traz reivindicações do povo kaxinawá

Jucimar Mendonça do Blog JD Realidade – jdrealidade@gmail.com
O município de Jordão - Acre, localizado a mais de 600 km da capital, Rio Branco, tem uma população (2013) estimada de 7 mil habitantes, destes, 30% são indígenas da etnia Kaxinawá.
Dispondo destes dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o vereador José Cariolanda (PSDB/Jordão) sentiu a necessidade de visitar as aldeias do Rio Jordão, buscando conhecer um pouco mais da realidade do povo huni kui.
Cariolanda esteve reunido com os pajés, professores e outras lideranças indígenas, ouvindo suas reivindicações.
O vereador tucano participou de torneios esportivos, realizou visitas nas escolas, e em vários kupixawas, onde conheceu uma índia de 105 anos. A anciã não fala português, se comunica apenas através do idioma nativo.
Cariolanda retornou da viagem com um sentimento positivo, trazendo várias reivindicações que serão encaminhadas ao governo municipal.
“Embora haja um grande fluxo de reivindicações, todas são de baixa complexidade. Esperamos obter a resposta positiva do governo municipal, para reafirmar o compromisso com nossos povos indígenas”. Finalizou o vereador confirmando a próxima visita ás aldeias do Rio Tarauacá.
Confira mais imagens no Blog JD Realidade

Nenhum comentário: