2 de dezembro de 2013

DOIS LITROS DE "ABACABA"

Recebi na tarde de ontem, 01 de dezembro, cerca de dois litros desse vinho bastante apreciado na região acriana. Sem qualquer custo financeiro a "abacaba", como é conhecida aqui em nosso município, chegou à porta de minha residência.
Gesto simples, mas que caracteriza a gratidão de atividades por mim executada em momentos anteriores, igualmente, de forma a não obter vantagem financeira.
Este é um dos benefícios em viver nesse pedacinho de chão. Conhecer a todos, confiar nas pessoas, e saber que exite gratidão, felicidade e satisfação nesse povo que bravamente vive nesse cantinho isolado no meio das selvas, porém, abençoado por Deus.
CONHEÇA MAIS A BACABA
A bacaba é uma palmeira nativa da Amazônia. Distribui-se por toda Bacia Amazônica, com maior freqüência no Amazonas e Pará. Possui como habitat a mata virgem alta de terra firme.É uma palmeira monocaule de porte alto, estirpe liso. Pode atingir até 20 metros de altura e 20 a 25 cm de diâmetro.
O fruto é uma drupe subalongado quando jovem, subglobosa quando adulto podendo atingir até 3,0 gramas. A propagação é feita por sementes que germinam entre 60 e 120 dias, apresentando crescimento lento.A produção inicia após os seis anos de idade, quando a planta está com 3 m a 4 m de altura. Os cachos pesam normalmente 6 a 8 quilos, podendo ocorrer acima de 20 quilos.
A polpa do fruto é utilizada no preparo do “vinho de bacaba”. As amêndoas e os restos de macerado da polpa são utilizados na alimentação de suinos e aves,as folhas são usadas pela populaçao do interior como cobertura de moradias, enquanto o tronco serve como esteio,viga e cabo de ferramentas.
Nada melhor que um Vinho de Bacaba acompanhado Milho, Castanha, Pupunha, Macaxeira, Pé-de-Moleque e Tucumã são só alguns dos sabores que encantam todos que passam pela Amazônia. Conheça o Sabor da Amazônia! e o Norte do Brasil, você não vai se arrepender!

Nenhum comentário: