13 de dezembro de 2013

JORDÃO: Governo municipal inaugura sala de coleta e oferece exames sanguíneos gratuitos à população

Kézio Araújo do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
O município acriano de Jordão, localizado há mais de 600 KM da Capital, Rio Branco, obteve mais um grande motivo para festejo no que se diz respeito a avanços na qualidade da saúde pública.
O governo municipal realizou na manhã da ultima quinta-feira, 12, na unidade de saúde Antonio Rodrigues Dourado a inauguração da sala de coleta de materiais de forma a oferecer exames sanguíneos com custo zero à população.
O que pode ser uma simples ação deparada em grandes centros urbanos do mundo, torna-se uma odisséia a ser implementada em um dos municípios mais isolados do brasil.
A ousadia da gestão municipal exigiu uma grande logística envolvendo parcerias com a Secretaria de Saúde do Estado do Acre e com o município de Tarauacá, onde serão realizadas as análises dos casos de baixa complexidade, com disponibilização dos resultados em poucos dias.
Nos casos de alta complexidade os exames serão realizados em Rio Branco, onde o resultado poderá demorar um período mais longo, cerca de 20 dias.
O serviço estará acessível a toda a população mediante a prescrição médica, critério que garantirá amplitude e seriedade na distribuição das vagas. Cerca de 50 exames deverão ser executados semanalmente, em conformidade com a regular atividade do transporte aéreo.

Nenhum comentário: