1 de dezembro de 2013

Acre tem quase cem médicos com nova turma de profissionais do programa Mais Médicos

recepção na pista - Mais 39 médicos desembarcaram em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), em Rio Branco, para atender 14 municípios do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O médico cubano Aurélio Ivan Sosa Ramos, especialista em medicina familiar e comunitária, com 20 anos de experiência, é um dos 39 profissionais que chegaram a Rio Branco, neste sábado, 30. Estavam previstos 42 médicos, mas três tiveram problemas na habilitação e devem chegar durante a semana. Esses novos profissionais vão atender 14 municípios e dois distritos especiais de saúde indígena do Juruá e Purus. Com essa nova turma, o Acre passa a ter 94 médicos do programa Mais Médicos, do governo federal.
O médico cubano Aurélio Ramos, especialista em medicina familiar e comunitária, vai trabalhar em postos de saúde de municípios acreanos (Foto: Diego Tenutti)
O médico cubano Aurélio Ramos, especialista em medicina familiar e comunitária, vai trabalhar em postos de saúde de municípios acreanos (Foto: Diego Tenutti)
“Esses médicos vão atender em lugares onde outros médicos não querem ir, onde tem população com mais necessidades que habitantes de cidades maiores. Esse programa muda a história da saúde pública do país. Eu agradeço muito à presidenta Dilma Roussef e ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por essa mão estendida a esse povo que mais precisa”, disse o governador Tião Viana, que foi ao aeroporto de Rio Branco para recepcionar os médicos.
De acordo com a secretária de Saúde do Estado, Suely Melo, os profissionais do programa Mais Médicos vão ajudar na ampliação do acesso à atenção básica de saúde (postos de saúde) para  reduzir os casos de média e alta complexidade (hospitais de clínicas, urgência e emergência, por exemplo). “Vamos trabalhar a prevenção e promoção de saúde como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS) e, com isso, diminuir os índices de doenças”, ressaltou.
Entre os municípios que vão receber esses novos médicos estão Rio Branco, com mais 10 profissionais, Cruzeiro do Sul, com mais seis, e Feijó, Tarauacá e Xapuri, com três para cada. “Esse é o início precioso da melhoria da atenção básica de saúde para a população”, disse o prefeito de Xapuri, Márcio Miranda, que também esteve na recepção dos médicos, na capital.
A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, recepcionou os médicos e informou que estão previstos mais 96 profissionais do programa Mais Médicos para chegar a partir de janeiro do próximo ano (Foto: Diego Tenutti)
A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, recepcionou os médicos e informou que estão previstos mais 96 profissionais do programa Mais Médicos para chegar a partir de janeiro do próximo ano (Foto: Diego Tenutti)
Jordão é o único município que ainda não aderiu ao programa do governo federal, por questões burocráticas. De acordo com o governo do Estado, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) vai auxiliar para que o município receba médicos na próxima remessa de profissionais, prevista para janeiro do próximo ano.
“Jordão está sendo assistido com médicos do governo de Estado, mas temos ainda 96 médicos para chegar ao estado pelo programa Mais médicos. Vamos buscar ajudar o município a aderir ao programa, para também receber médicos para a atenção básica de saúde”, garantiu Suely.
Mudança de realidade
Depois da chegada de 53 médicos do programa Mais Médicos, Rio Branco tem todas as unidades de saúde contempladas, inclusive unidades rurais, segundo a Secretaria de Saúde da capital. “Nós observamos hoje que toda a atenção básica está contemplada, é feito todo o acompanhamento de idosos, gestantes, visitas em casa, enfim, tudo é resultado do reforço desses médicos no município”, relatou a secretária de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alexandrina.
Fonte: Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário: