1 de dezembro de 2013

JORDÃO: Ministério Público realiza reuniões institucionais e fiscalizações em órgãos públicos

Kézio Araújo do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
O Ministério Público do Acre, por meio do promotor de justiça da Comarca de Tarauacá e Jordão (comarca não instalada), Dr. luiz Henrique Correia Rolim, realizou na ultima sexta-feira, 29 de novembro, reuniões institucionais, e fiscalizações em órgãos públicos municipais e estaduais.
Convidados pelo Ministério Público, Kézio Araújo, editor do Blogger Fala Jordão juntamente com o radialista Mauro Brito, apresentador do Programa Espaço Comunitário, da Rádio Cultural FM acompanharam e registraram as atividades.
O promotor se reuniu com o poder executivo, legislativo, gestores do centro de referência de assistência social (CRAS), conselheiros tutelares, e ainda, com a presidência da comissão do certame eleitoral para escolha de novos conselheiros. Os encontros tiveram fins instrutivos quanto a fiscalização de atividades do executivo municipal, diálogos de ações do governo e coleta de reclamações.
Em segundo momento, o MP realizou fiscalizações na Sede do Conselho Tutelar de Jordão, onde observou a falta de estrutura aos profissionais. O prédio construído em madeira encontra-se em situação caótica, o assoalho está cedendo, paredes encontram-se com tábuas arrancadas e instalações elétricas expostas.
No hospital da família, Rolim pôde confirmar que o aparelho de Raio-X encontra-se encaixotado nos corredores do prédio há mais de quatro anos por falta de uma sala adequada, além de receber informações sobre as péssimas condições de captação de água e falhas no sistema de esgoto.
Já na Delegacia de Polícia a situação tornou-se mais grave. Infiltrações e rachaduras disputam espaço nas antigas paredes, e ameaçam a estrutura do prédio.Com exceção à sala de recepção, todos os cômodos encontram-se sem iluminação, assim como as selas de detenção, que também apresentam mau cheiro, resultado de um sistema ineficiente de esgoto.
Todas as informações foram colhidas, e acrescidas com registros fotográficos para instaurações dos procedimentos necessários junto as autoridades competentes.
Em entrevista, o Promotor de Justiça citou ainda temas como a situação precária do prédio da Câmara de Vereadores, falta de viatura à Polícia Militar, e o não fornecimento de internet através da empresa OI Telecomunicações. Declarou ainda que está executando apuração de denúncia da Vereadora Zeina Menezes (PMDB) contra a gestão do prefeito Élson Farias (PCdoB).
Rolim finalizou a entrevista enfatizando a importância da presença do MP no município de Jordão, tendo um contato mais próximo com a população, e colocando-se à disposição de qualquer cidadão que se sinta lesado, com seus direitos violados, ou até mesmo para obter informações.
“Estamos sempre à disposição. A Promotoria de Justiça de Tarauacá está situada na Rua Quintino Bocaiuva, Nº 0067, Centro, próximo ao Mercado Municipal. Temos ainda a ouvidoria do Ministério Público, onde se pode executar a denúncia através do link http://www.mpac.mp.br/ouvidoria/, fax, e até cartas enviadas pelo correio”, concluiu.
Galeria de imagens.

Nenhum comentário: