28 de dezembro de 2013

JORDÃO: Indígena grávida de gêmeos sofre complicações em parto prematuro, e segue em voo emergencial noturno à capital acriana

Kézio Araújo do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
A indígena Maria Luandra Sabino Kaxinawá, 23 anos, grávida de gêmeos deu entrada no Hospital da Família na noite da ultima sexta-feira, 27, com complicações em trabalho de parto prematuro.
Os exames ultrassonográficos abdominais comprovaram que os gêmeos encontravam-se em posição podálica (posição contrária, ou seja, em vez de surgir primeiro a cabeça, surge os pés, as nádegas e os ombros).
Os equipamentos ultrassonográficos e os profissionais estão no município em execução do programa mensal de ultrassonografia oferecido pelo o governo municipal.
O município de Jordão (AC) fica localizado a mais de 600 km da capital acriana, Rio Branco, não dispõe de estradas, de forma que o acesso ao restante do estado se dá por vias fluvial ou aérea. O hospital da família só oferece atendimentos básicos de saúde.
Após os procedimentos necessários juntos ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e Tratamento Fora de Domicílio - TFD foi realizado o processo de encaminhamento.
A aeronave de médio porte, que encontrava-se em pernoite no município, decolou com a índia à bordo por volta das 23h30min em destino à capital acriana, Rio Branco.

Nenhum comentário: