21 de abril de 2015

Sisu 2015: Inscrições Segundo Semestre

Inscrições Sisu 2015 segundo semestre: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), criado pelo Governo Federal junto do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), através do qual instituições públicas do ensino superior de todo o país ofertam suas vagas, em dois processos seletivos por ano.
As inscrições do Sisu 2015 do segundo semestre, serão abertas após o encerramento das inscrições do Enem 2015. Isso deverá ocorrer no mês de Junho, assim como nos anos anteriores.
A primeira edição do Sisu aconteceu em 2010. Desde então, quase todas as universidades federais e todos os institutos federais do país utilizam o Sistema como parte parcial ou integral dos seus processos de seleção, nos dois semestres letivos do ano, substituindo os tradicionais vestibulares.
No primeiro semestre de 2015, quase 2,8 milhões de estudantes se inscreveram para concorrer às mais de 205 mil vagas nos 5.631 cursos em universidades federais e institutos tecnológicos.

Como se inscrever no Sisu 2015 2º semestre?
Inscrições do Sisu 2015 começam em Janeiro
Para se inscrever no Sisu 2015 segundo semestre, o candidato precisa ter participado do Enem 2014 e tirado nota maior do que zero na prova. Mesmo quem participou do processo de seleção do primeiro semestre do ano pode concorrer às vagas que serão ofertadas na segunda metade de 2015.
As inscrições do Sisu 2015 segundo semestredevem ser feitas exclusivamente via internet, sem nenhum custo, na página http://sisu.mec.gov.br/. Durante o registro, é preciso informar o número de inscrição e a senha do Enem 2014. Quem não se lembrar dos dados poderá recuperá-los em links de apoio disponíveis na própria página.
Ao se inscrever, cada estudante pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de curso. Em cada uma das opções é preciso selecionar a modalidade de concorrência às vagas. Além de ampla concorrência, existe a Lei de Cotas do Sisu 2015, que reserva vagas a alunos de escolas públicas, e as políticas de ações afirmativas das instituições.
Da mesma maneira que ocorreu na edição do primeiro semestre, o resultado do Sisu 2015 segundo semestre também deverá ser divulgado em apenas uma chamada regular. Depois disso, será aberto o período, aos candidatos não selecionados, para manifestação de interesse em participar da lista de espera. As demais etapas da seleção ficarão a cargo das próprias instituições.

Curta a página do Sisu 2015 no facebook e continue visitando nosso site para ficar por dentro de todas as informações do programa!

Nenhum comentário: