9 de abril de 2015

Ouvidoria do IFAC comemora aumento no número de atendimentos

A Ouvidoria do Instituto Federal do Acre – IFAC comemora o aumento de atendimento que, em 2014 chegou a 1.436 registros. Ouvidor da instituição, Marcos Vinnícios Freitas, celebra o aumento de procura pelo atendimento da Ouvidoria, pois significa que as pessoas estão usufruindo o direito de se manifestar, seja com consultas, reclamações, elogios, denúncias ou sugestões.
O Dia do Ouvidor foi comemorado no dia 16 de março e no IFAC, a Ouvidoria funciona desde 2012, intermediando a comunicação entre a comunidade interna, composta pelos docentes, técnicos administrativos e estudantes, e a externa que são os usuários dos serviços do IFAC.
O objetivo da Ouvidoria do IFAC é a melhoria dos processos institucionais e o aperfeiçoamento dos processos democráticos através do conteúdo dos atendimentos que chegam até o setor. Segundo o ouvidor, do total de 1.436 registros, a maioria das solicitações refere-se a consultas feitas pela comunidade, principalmente, sobre o Processo de Seleção para ingresso no instituto.
As estatísticas dos atendimentos realizados no ano passado revelam ainda que a maioria dos contatos foi feito via telefone, totalizando 880. Somente 19 atendimentos foram presenciais. Mesmo assim, o ouvidor do IFAC, Marcos Vinnícios Freitas, observa uma mudança neste quadro. “Nos últimos meses, temos tido mais atendimentos presenciais. Isso demonstra que as pessoas estão se aproximando, se sentem mais seguras para prestar queixas ou fazer denúncias, por exemplo”, revela o ouvidor.
Outros assuntos muito abordados em 2014 foram o Concurso Público, PRONATEC, auxílios estudantis, seleção de professor substituto ou temporário e o Profuncionário.
Pesquisa vai aferir satisfação – Entre as diversas ações da Ouvidoria do IFAC está a pesquisa de satisfação com o público que busca atendimento junto ao setor. Iniciada em março deste ano, a pesquisa é enviada via formulário eletrônico para os que submetem alguma consulta, reclamação, denúncia, elogio ou sugestão à Ouvidoria. O objetivo da ação é fazer um levantamento sobre como as pessoas avaliam o atendimento no setor.
Além dos canais como telefone, e-mail, ou formulário eletrônico, a Ouvidoria disponibiliza para o cidadão o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, e-OUV. Como uma autarquia federal, o IFAC tem a sua Ouvidoria acompanhada também pela Ouvidoria-Geral da União, setor ligado à Controladoria-Geral da União – CGU. Assim sendo, mais um canal de comunicação entre o cidadão e o Poder Público.
A Ouvidoria do IFAC teve o seu regimento interno aprovado pelo Conselho Superior – CONSU, através da Resolução nº 12/2012. De acordo com o ouvidor, já existe uma proposta de atualização desta resolução tramitando e que, em breve, deve ser analisada pelo CONSU.
Clique para acessar a página da Ouvidoria do IFAC ou e-OUV
Assessoria

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