18 de novembro de 2015

Coluna Política na Toca do Coêlho, 18-11-2015

“O Governo levou o Brasil para um quadro grave de convulsão social”. Ronaldo Caiado- senador (DEM).
“A burocracia, o corporativismo e a corrupção são vetores que prejudicam a sociedade brasileira, fazendo sangrar a cidadania”. Leonardo Fernandes- Salvador- BA.
Terrorismo
Os sete ataques simultâneos em Paris, assumidos pelo Estado Islâmico, são uma prática intolerável, que contabiliza mais de 100 mortos e 300 feridos. Segundo eles, foi uma vingança, já que o Governo francês “manda seus ataques aéreos para a Síria diariamente, matando crianças e idosos e que hoje, estão bebendo do mesmo cálice”. O Governo francês anunciou estado de emergência e o fechamento das fronteiras da França.
Que crise?
Mesmo com o alarde da crise batendo nas portas dos governantes, o Governo Federal, achou uma saída para minimizar a crise econômica do País. Vai gastar R$ 56 milhões de reais, em peças publicitárias, em prol da união de todos.
Câmara dos Deputados
O presidente da casa, dep. Eduardo Cunha - PMDB informou que rejeitou quatro pedidos de abertura de processo de impeachment, contra a presidente Dilma Rousseff. No entanto, ainda existem dez pedidos em análise.
Impeachment: precisa de 342 votos
Se for acatado algum pedido de impeachment, por parte do dep. Eduardo Cunha, que tem a prerrogativa de acatar ou não, será formada uma comissão especial, que elaborará um relatório, que será votado no Plenário da Casa, precisando de dois terços dos parlamentares.
Frente Parlamentar Agropecuária
Os 284 parlamentares que formam a Frente Parlamentar que defende os interesses dos grupos agropecuários no Brasil, se reuniram e definiram apoiar o processo de impeachment contra a presidente Dilma Roussef.
O PMDB se prepara para governar
Com a presidente Dilma passando por momento inédito de fragilidade, sem apoio popular nem no Parlamento, o Brasil passando por um cenário de recessão, alta de inflação, além da ameaça do processo de impeachment e do mandato ser cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, um grupo do PMDB, já define o norte de ações, principalmente na área econômica, para assumir o governo, a partir de março/abril de 2016, com a possibilidade da queda da presidente.
Desistiu
A presidente Dilma, mesmo contrariando o ex-presidente Lula, optou por não nomear Henrique Meirelles, para o ministério da Fazenda e vai manter o ministro Joaquim Levy.
Medalha Recusada
O Juiz Sergio Moro recusou-se a receber a Medalha do Mérito Legislativo, proposta pelo deputado Rubens Bueno- PPS-PR. Alegou que não se sente confortável, por haver parlamentares federais denunciados, em vários escândalos. Mostra um total desprestígio do Parlamento brasileiro.
Cancelamento do Título
Os Dirigentes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, vão anular o Título de Cidadão Honorário, concedido ao ex-ministro José Dirceu-PT, que foi condenado nos últimos escândalos de desvio de recursos.
Péssimo Exemplo
Se o deputado Sibá Machado- PT, não tiver paciência para conviver com o contraditório, tem que desistir da política e voltar para o seu Piauí. A política é de diálogo, discussão, entendimento e acorda em prol do coletivo e não de ameaças e xingamentos, como fez o parlamentar acreano, no microfone principal do Plenário da Câmara dos Deputados.
Condecoração: A Ordem da Estrela do Acre
A comenda denominada A Ordem da Estrela do Acre, é para agraciar personalidades por reconhecimentos de relevantes serviços ou que tenha dado contribuições significativas para o desenvolvimento do Acre ou em benefício de sua população. Qual a contribuição significativa do ministro Juca Ferreira, para o Estado do Acre? Por essa e outras, que se banalizam as honrarias.
Exportação Acreana
A direção do Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia, fechou um contrato com o grupo Pão de Açúcar. Já foram encaminhadas, as primeiras 9 toneladas de pescado e já estão preparando mais 12 toneladas. Mostra que o empreendimento deu certo e que vai aquecer a economia acreana.
O PC do B e as eleições de 2016
Muito tem se falado de uma desunião entre os partidos de oposição. Mas parece que no grupo da situação, o clima também é tenso e de incerteza. Vejamos:
Rio Branco: Um grupo do Partido dos Trabalhadores quer a chapa puro sangue, sendo Marcus Alexandre- PT e o Vereador Gabriel Forneck-PT, tirando o atual Secretário de Educação e camarada, Márcio Batista-PC do B.
Tarauacá: Companheiros do PT querem unir as suas forças com o PDT, do grupo do Dep. Jesus Sérgio, tirando o camarada Chagas Batista, e colocando como vice, o ex-vereador Chico Batista-PDT. Isso tem causado um grande dissabor político de todos os lados. 
Feijó: Os camaradas lançaram a candidatura do vereador Tarcisio Araújo, um nome novo, sem desgastes e que conhece as minúcias da política feijoense, que pode dar muito trabalho ao PT da capital do açaí.
Mâncio Lima: O PC do B, que formou aliança com o PMDB, agora causa estrago no PT e PMDB, quando lança a candidatura do sindicalista, ex-vereador e atual vice-prefeito, professor Eriton Maia.
Convenção Estadual do PSD
A Direção Estadual do PSD-55, que tem como lideranças, o senador Sérgio Petecão, o deputado estadual Jairo Carvalho, a 1ª Suplente de Deputada Federal, Marfisa Petecão, mobiliza os dirigentes municipais, os seus pré-candidatos a Prefeitos, Vereadores, filiados e militantes partidários, para participarem da Convenção Partidária, no próximo dia 21 de novembro, que acontecerá em Rio Branco, no Rancho Boi Cagão, de propriedade do senador Sérgio Petecão.
Novas Candidaturas: eleições 2016
Tarauacá: Os dirigentes do partido REDE Sustentabilidade, discutem fortemente e já se fala na pré-candidatura da vereadora Janaína Furtado, recém filiada ao partido, à Prefeitura Municipal de Tarauacá. Janaína Furtado é uma expressão inovadora da política coletiva e contempla a pretensão de uma parcela significativa da população de Tarauacá, por ter luz própria e ter um mandato de vereadora, extremamente bem avaliado pela população da capital do abacaxi, por defender os mais oprimidos e apoiar a atual gestão, quando a causa é coletiva e seja para o bem comum.
Rio Branco: Um grupo forte politicamente falando e independente de amarras e compromissos com a Política do “P” maiúsculo, poderá em breve lançar a candidatura do Tarauacaense, advogado Sanderson Moura, como um candidato em potencial, a disputar a Prefeitura Municipal de Rio Branco.
Senador Guiomard: O dentista André Maia, que foi do PT, chegando assumir a Prefeitura por um período de aproximadamente de três meses, assumiu compromisso de se filiar ao PDT e terminou se filiando ao PSD, como o candidato do grupo da Assembleia de Deus, da capital do amendoim. 
Mulher na Política
As mulheres sempre tiveram presença nas legislaturas da Câmara Municipal de Tarauacá. A ativista dos movimentos das mulheres, do movimento comunitário e sindical, Silvânia Nunes, aguerrida defensora das causas sociais do bairro do Triângulo e Tarauacá em geral, se prepara para a sua pré-candidatura, na condição de vereadora em Tarauacá, pelo PDT. Silvânia pretende assumir a cadeira que já foi ocupada pela sua tia Almira Coêlho.
Futebol em alta no Jordão
A sociedade e principalmente os desportistas do município do Jordão, estão extremamente satisfeitos, com o incentivo que a administração do prefeito Elson Farias - PC do B está oferecendo à população da cidade. No último final de semana, ocorreu a partida final do campeonato de futebol de campo de 2015, entre Cruzeiro e os Perebas Clube. O Cruzeiro saiu-se campeão da competição e foi entregue uma premiação jamais vista nos últimos tempos, em competições esportivas. A coluna, parabeniza a todos que participaram, apoiaram e patrocinaram este evento importante, na capital da hospitalidade.
e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: