11 de novembro de 2015

Coluna Política na Toca do Coêlho, 11-11-2015

O instituto da CPI foi desmoralizado nos últimos dez anos. Em vez de servirem de instrumento de investigação, as CPIs tornaram-se no Congresso uma oportunidade para bons negócios de alguns”“. Senador Randolfe Rodrigues- REDE.
Dilma fica ou vai embora? Não se cuida de nenhuma outra questão na vida pública de hoje. O País foi levado por ela, por seu partido e pelo que mais existe em torno de ambos à situação inédita, de ter um governo cuja única ação visível é brigar para continuar sendo governo”. J.R. Guzzo.
Pacto Federativo
A maioria dos congressistas considera uma injustiça, a distribuição da arrecadação dos impostos no Brasil. Vejamos: 60% da arrecadação ficam com a União; 22% com os Estados e apenas 14% são repassados para os Municípios.
Sem Partido
Sete em cada dez eleitores brasileiros, não tem preferência por nenhum dos 35 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral. Um considerável desinteresse, por um partido político.
A cada dia, a presidente perde credibilidade
A população brasileira passou a não confiar mais no que a presidente Dilma fala. No decorrer da campanha fez muitas promessas, e enfatizou várias vezes que a economia brasileira estava dentro do previsto. Após sua vitória, fez tudo ao contrário do prometido e estamos vivendo uma verdadeira desordem administrativo-financeira e uma inflação mais de 10%.
Eleições 2016 animam o PMDB romper com o governo
Em função dos escândalos do mensalão, na Petrobras, BNDES, pedaladas fiscais e outros desvios em Autarquias, que atingem diretamente o PT, o PMDB prevê fazer a maioria absolutas das prefeituras em todo o País. Visando as eleições de 2018, já discute a possibilidade de romper com o governo, no congresso do partido que acontecerá em março de 2016.
Partido REDE Sustentabilidade
O Supremo Tribunal Federal liberou para que o partido da acreana, ex-senadora e ministra do meio ambiente, Marina Silva, receba filiações de deputados, sem perda dos mandatos, num prazo de 30 dias, em função do prejuízo que o partido teve, no momento de seu registro junto ao TSE.
Pesquisa Ibope
A pesquisa ouviu 2002 eleitores, em 140 municípios em todo o País, entre 17 e 21 de Outubro. Constatou-se, um quadro preocupante, que pode refletir nas eleições de 2016. Vejam a rejeição dos principais partidos políticos no Brasil: PT- 38%; PSDB -8% e PMDB- 6%.
Lava Jato: 70% do Congresso temem cassação
Segundo o Supremo Tribunal Federal- STF, o pior ainda está por vir, a situação é de tensão em alto grau. As investigações podem atingir 70% dos membros do Congresso Nacional. A expectativa do STF é de que as condenações na Lava Jato devem promover uma renovação nunca vista na política brasileira.
A crise chega ao Acre
A fábrica da Coca-Cola fechou suas portas no Acre, demitindo 196 funcionários. A partir de agora, o estado será abastecido, pela fábrica de Porto Velho.
Eleições 2016, em Tarauacá
Fazendo uma análise da corrida eleitoral, em alguns levantamentos partidários, internamente, no mês de outubro, liderança política tarauacaense, chega à seguinte observação: ex-prefeita Marilete Vitorino- PSD tem 35,33 motivos de alegria; o ex-vereador Chico Batista- PDT, tem 31,33 de esperança e o Dr. Rodrigo Damasceno- PT tem 20,3 motivos de preocupações. Os demais dirigentes aparecem com uma preocupação maior, na busca de uma Tarauacá próspera e desenvolvida para todos.
Alguns pontos urgentemente precisam ser observados
O Dr. Rodrigo Damasceno- PT tem 33,66 motivos para buscar um melhor relacionamento com a população; ex-prefeita Marilete Vitorino, 18 motivos e o ex- vereador Chico Batista, 9,33 motivos, para inserir-se no meio da população, evitando escalar uma rejeição popular.
A Chapa PT e PC do B
É de conhecimento público que a relação política entre o prefeito Rodrigo Damasceno e o vice, Chagas Batista- PC do B, não é nada amistosa. Segundo um aliado do prefeito, a relação é considerada suportável. Do lado do vice, um aliado enfatiza que a relação é tolerável. Informou ainda, que o vice-prefeito, foi até impedido de despachar no gabinete do prefeito, quando estiver no exercício do cargo. Só não houve ainda, uma briga política, pelo alto grau de paciência, por parte do vice-prefeito, Chagas Batista.
Pré  candidatura do ex-vereador Chico Batista- PDT
Dirigentes do PDT, consultados da possibilidade de uma composição com o PT de Tarauacá, o ex-vereador Chico Batista, o deputado Jesus Sérgio-PDT e a direção estadual, não aceitariam de maneira e em hipótese alguma essa composição política. Inclusive, já estão trabalhando o fortalecimento da pré candidatura, com forças políticas importantes de Tarauacá, em prol da boa política, com decência e compromisso com a população. O que houve, foi uma consulta ao Diretório Estadual, por um grupo dos cardeais da FPA, sobre a possibilidade do PDT apresentar os vices de Tarauacá e Jordão, o que não foi aceito, em Tarauacá. No Jordão, ainda estão analisando a possibilidade da composição.
Ex-prefeita Marilete Vitorino- PSD
Pelos últimos resultados dos levantamentos internos dos partidos de oposição, onde aparece destacadamente, a ex-prefeita Marilete Vitorino, está organizando o seu partido e a oposição de Tarauacá, ela acha que quem deve sair candidato é aquele nome que melhor agregar dentro do campo da oposição. No entanto, a coluna tem informações, que várias forças políticas estão a sua procura, para uma futura composição política, em função da sua favorável posição.
Vereador Mirabor Leite- PMDB
A pré candidatura do vereador Mirabor Leite, nos últimos meses vem crescendo para um importante segmento da população. Sua estratégia política, de estabelecer o gabinete na rua, conversando com a população, tem incomodado muita gente e em breve, nos próximos levantamentos, poderá mudar o atual quadro político.
Não se sabe o porquê
Segundo fontes da prefeitura de Tarauacá, não entenderam a postura do prefeito Rodrigo Damasceno, que após chegar da entrevista na Rádio Nova Era, que ocorre semanalmente, para uma reunião com os moradores do bairro Esperança, constatando as presenças de dois vereadores de sua base política, solicitou que os mesmos se retirassem para que pudesse iniciar a referida reunião.
Câmara Municipal de Tarauacá
Segundo os dados analisados, teremos uma renovação significativa na Câmara Municipal de Tarauacá. Dos 11 vereadores, percebe-se, que 5 se reelegerão pelo bom trabalho realizado e 2 não concorrerão ao referido cargo. Desta forma, a previsão é de termos, 6 novos vereadores.
Nomes novos, em potencial
Dentre os possíveis pré candidatos, destacam-se, o atual secretário Príncipe - PT; Gilberto Furtado, da juventude do PT; Prof. Cleiber - PSD; Juninho Moura- PT; Toinha Rodrigues - PSD e Dico do PDT.
Eleição no bairro da Praia
Foi uma verdadeira guerra eleitoral, a eleição da Associação dos Moradores do Bairro da Praia, o maior bairro da cidade. Segundo informações estruturas governamentais foram utilizadas no pleito, que parecia um pleito municipal. Percebeu-se, uma grande abstenção. A chapa 1, formada pela D. Rosa Dourada e D. Idelzuite, foi vencedoras, com 491 votos, contra 373 votos da chapa 2, numa diferença de 118 votos. A coluna parabeniza e deseja sucesso, a chapa vencedora.
CPI no Jordão
A Câmara Municipal do Jordão aprovou o Requerimento 19/15, por todos os vereadores, criando uma Comissão Parlamentar de Investigação, para apurar possíveis irregularidades no cumprimento da Lei que autoriza o Poder Executivo, a doar terrenos as famílias que necessitam construir suas moradias.
Brasiléia
Segundo as lideranças do Alto Acre, entre os pré candidatos que se movimentam na corrida eleitoral, aparecem sequencialmente, no contexto político, na seguinte forma: vereadora Fernanda- PT 24; vereador Joelson- PP 14; Pacífico- PSDB- 9; Lira- DEM 8; Prefeito Everaldo Gomes- PMDB- 5 e Emerson Leão- DEM 4.
Porto Acre
O ex-prefeito de Porto Acre, José Maria Rodrigues- PT está sendo investigado pelo Ministério Público, por um possível desvio de verba da Secretaria de Saúde, no valor de R$2,2 milhões, referente ao exercício de 2012.
E-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: