22 de maio de 2012

Registro: Sindicato dos Urbanitários do Acre promove Jantar de Confraternização para Eletroacre de Jordão


O Sindicato dos Urbanitários do Acre promoveu na noite do último domingo (20 de maio) um Jantar de Confraternização para os servidores da Eletroacre, familiares e amigos de Jordão. Ao som de violão todos apreciaram excelentes pratos servidos pelo Restaurante Avenida.






A HISTÓRIA DO SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DO ACRE

Com sede própria localizada na rua Quintino Bocaiúva número 1.781 bairro do Bosque, o Sindicato do Urbanitários do Acre foi fundado no dia 09 de Fevereiro de 1983 pela necessidade de organização dos trabalhadores das empresas Eletronorte, Eletroacre e Sanacre. Seu primeiro presidente foi o Sr. João Soares de Assis, funcionário da Sanacre. Desde sua fundação, esta entidade destacou-se entre os tantos sindicatos criados no Estado naquela época pela sua combatividade e seriedade de seus dirigentes, priorizando a defesa do trabalhador urbanitário. Não só na questão salarial como também na manutenção da empregabilidade dos seus associados e na defesa de empresas públicas com serviço de qualidade para a população.

Pela seriedade desta entidade representativa que se destacava entre as demais entidades sindicais, na década de 80 do século XX, outras categorias de trabalhadores procuraram filiar-se ao Sindicato dos Urbanitários. Neste contexto, buscando melhor serem representados vieram os trabalhadores da: Companhia de Habitação do Estado do Acre (COHAB-ACRE), Companhia de Processamento de Dados do Estado do Acre (ACREDATA) e Companhia de Laticínios do Acre (CILA).

O Sindicato dos Urbanitários do Acre, que até então defendia apenas os trabalhadores do setor elétrico (Eletronorte e Eletroacre) e de saneamento ( Sanacre), passa então a representar trabalhadores de outros segmentos como: Habitação, Processamento de Dados e de Alimentos (CILA), todos pertencentes ao Governo do Estado do Acre. Com a política de filiar o maior número de trabalhadores possível nestas empresas, e com isso fortalecer cada vez mais o movimento de organização dos trabalhadores urbanitários no Acre, o Sindicato dos Urbanitários do Acre investiu fortemente, no campo de formação ideológica, não só de suas lideranças que estavam na linha de frente, mas também dos trabalhadores que s encontravam na base de cada empresa, tornando-se assim um dos grandes sindicatos do Estado do Acre, nas décadas de 80 e 90 do século XX.

Leia mais aqui

Nenhum comentário: