26 de maio de 2012

POLITICA: Liderança Indígena de Jordão nega racha e volta a firmar apoio a Frente Popular


Eloy Paulino Kaxinawá - Líder Indígena

Informações publicadas no Blog Jordão Agora dão conta que alguns indígenas jordanenses estavam formando alianças com a oposição e até citaram falta de apoio da Frente Popular do Acre.

Na manhã deste sábado (26 de maio), o Blogger Fala Jordão concedeu uma entrevista a Eloy Paulino Kaxinawá – Líder indígena do PV, que negou o racha. Eloy afirmou que há desentendimento de duas lideranças indígenas que pretendem seguir a oposição, porém, a aliança está firmada com a Frente Popular, “se eles quiserem seguir a oposição, que sigam só, pois estamos fechados com a frente popular”, concluiu Eloy.

O Líder Indígena fez uma retrospectiva dos vários avanços nas comunidades indígenas de Jordão, citou educação como o principal ponto de satisfação, destacou ainda a saúde e demais investimentos do governo, por fim, ressaltou a importância visita do governador no Festival Indígena Xyna Bena.

Confira os melhores trechos da entrevista

Suposta Aliança dos Povos Indígenas de Jordão com a Oposição
Estamos aqui para afirmar e conscientizar o povo que não haverá aliança com a oposição, até hoje estamos firmados e pretendemos continuar com a frente popular.

Falta de Espaço e Representatividade Indígena na Política de Jordão
Infelizmente, na política anterior não houve organização por parte dos índios, ficamos sem representantes no Legislativo e no Executivo, mas foi um erro que não repetiremos, neste ano estamos nos planejando para fazer ao menos 2 (dois) vereadores indígenas e tentando entrar em acordo para lançar nomes à vice-prefeitura.

A Assistência ao Povo Indígena
Podemos destacar a Educação como o principal ponto de satisfação, professores capacitados, trabalhando e recebendo em dias, reformas e construções de escolas através do PROACRE, com o governo da Frente Popular tivemos também saúde chegando as nossas comunidades. Todas as lideranças ficaram felizes em receber pela primeira vez na Aldeia o Governador, que garantiu ainda mais investimentos para o nosso povo, então por que mudar?

Interesse de vice nas Eleições de 2012
A política não é fácil, temos que nos organizar desde o princípio, o melhor seria se tivéssemos um vice-prefeito indígena, porém, se não for o caso, queremos apenas apoio e espaço para continuar trabalhando pelo nosso povo, não queremos causar atritos, iremos juntos até o final.

Por fim, Eloy agradeceu ao Governo Municipal e Estadual pela confiança e garantiu apoio total a Frente Popular para as Eleições de 2012.

Um comentário:

Barnaby Luis disse...

Faço parte da saúde no município de Jordão - AC, trabalhei na equipe de saúde multidisciplinar indígena e por isso sei a realidade da cobertura em saúde que se brinda às 32 aldeias do município. Tenho que manifestar, lamentavelmente, que os nossos indígenas foram, e estão sendo esquecidos pelo governo federal, estadual e municipal. Na atualidade por exemplo, e com uma nova administração, nosso Pólo Base indígena não conta com profissional médico nem com odontólogo, isso já faz 8 meses! Um absurdo para uma população de 2500 indígenas! ...é por isso que considero uma falsidade destacar o atendimento em saúde e sentir satisfeitos, talvez o senhor Eloy Paulino Kaxinawá, que mora no Jordão, não sabe da realidade e necessidades que se vivem nas aldeias! talvez, e destaco: a saúde indígena nas aldeias do município de jordão é uma emergência a ser considerada pelos nossos governantes! Barnaby Luis