15 de maio de 2012

Governador participa de abertura do II Festival Xyna Bena do povo Hunikui no Jordão


O governador Tião Viana prestigiou a abertura do festival (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana prestigiou a abertura do festival (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A aldeia Lago Lindo do povo Hunikui, às margens do Rio Tarauacá, no município de Jordão, é a sede do II Festival Xyna Bena que iniciou nesta terça-feira, 15, e encerra no domingo, 21. Durante o festival os Hunikui apresentam danças, rituais indígenas, promovem os rituais Urumã (rapé) e da Ayahuasca, entre outras atividades.

Na abertura do festival os índios estavam pintados e vestidos com roupas confeccionadas pela tribo. Todos prontos para receber os visitantes. Este ano o festival começou de maneira diferente e especial para os que vivem naquelas comunidades. Além de visitantes vindos da Europa, América do Norte e brasileiros vindos de estados do Sudeste, o povo indígena Hunikui recebeu, pela primeira vez, a visita de um governador do Estado. Tião Viana prestigiou a abertura do festival acompanhado pela secretária de Turismo, Ilmara Rodrigues e do deputado estadual Moisés Diniz.

O cacique da tribo, Sian Kaxinawá, agradeceu a presença de Tião Viana e revelou que era com muita alegria que ele e seus irmãos recebiam em sua aldeia um governador. “A gente sempre espera do governo investimentos. Esse é o primeiro que vêm até aqui falar de suas propostas, nos trazer boas notícias. Essa é uma parceria importante para nós”, afirmou o cacique. Sian Kaxinawá ressaltou que todo apoio para melhorar a vida na aldeia e na divulgação do festival promovido pelo povo Hunikui é bem-vinda. 
Na recepção do governador, índios da tribo entoaram um canto de alegria e o presentearam com um cocar e uma vestimenta confeccionada pele tribo (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Na recepção do governador, índios da tribo entoaram um canto de alegria e o presentearam com um cocar e uma vestimenta confeccionada pele tribo (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Na recepção do governador, índios da tribo entoaram um canto de alegria e o presentearam com um cocar e uma vestimenta confeccionada pele tribo. Em seu discurso na abertura do festival Tião Viana declarou que tem imenso respeito pelos povos indígenas que vivem e cuidam do que ele denomina de “jardim de Deus”, a Amazônia.

“Aqui nós temos a identidade do povo Hunikui, a maneira de ser, de viver, de nos mostrar que é possível viver sem o egoísmo. Eles nos mostram como é possível viver numa relação de amor ao ambiente que a gente vive. Como é possível cuidar desse jardim de Deus”, afirmou Viana.

O governador garante que quer manter tudo, porém agregando valores com a melhoria de vida de mulheres, crianças e idosos, garantindo oportunidade de qualidade de vida. “Nisso o governo pode estar mais próximo e foi isso que eu vim dizer, que o governo está mais próximo do povo Hunikui, seja pela atividade do etnoturismo, seja pela atividade da melhoria da produção, respeitando a cultura, seja por programa de educação, seja por programa de saúde e no reforço do acesso a alimentação”, pontuou Tião Viana.

O governador garantiu aos indígenas que todas as intervenções que serão feitas na aldeia para melhorar a qualidade de vida da comunidade será respeitando as tradições dos povos que vivem na região.  Tião afirmou que o homem ainda tem muito a aprender com os indígenas e por isso, não pode querer mudar o modo de vida desses povos de maneira drástica.

“O governo é de vocês. Vocês nos ensinam como viver longe do egoísmo, sem fechar portas até porque faz parte da cultura de vocês nem ter portas separando as pessoas”, disse o governador.

Um povo que ensina
O deputado estadual Moisés Diniz, em seu discurso ao povo Hunikui, destacou uma frase de frei Betto que diz que “O coração do homem está onde pisam seus pés”. Moisés destaca que naquelas terras está o coração daqueles homens e mulheres indígenas. Pessoas que segundo ele cuidam de uma parte importante do planeta.
Durante o festival os Hunikui apresentam danças, rituais indígenas, promovem os rituais Urumã (rapé) e da Ayahuasca, entre outras atividades (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Durante o festival, os Hunikui apresentam danças, rituais indígenas e promovem os rituais Urumã (rapé) e da Ayahuasca, entre outras atividades (Foto: Sérgio Vale/Secom)
 “Aqui não há violência, não há poluição, aqui não tem idosos abandonados. E, é para esse modo de vida que nós viemos aqui para dar nosso apoio com o governador Tião Viana, apoiando no turismo, na infraestrutura, na produção, na cultura, enfim. Esse apoio é para que esse povo continue vivendo melhor nesse belo paraíso que é a floresta”, declarou Diniz.

Fortalecendo o Etnoturismo
A Secretaria de Turismo do Acre (Setul) apóia o desenvolvimento do Festival Xyna Bena. A secretária Ilmara Rodrigues ressalta que outras instituições também apóiam o projeto, a Fundação Nacional do Índio (Funai), Assessoria Estadual dos Povos Indígenas, Fundação Elias Mansour (FEM) e Secretaria das Mulheres (SEPMulheres).

“Todos no governo estão muito envolvidos para ajudar a desenvolver atividades que venham realmente melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Isso aqui é nossa cultura e estamos trabalhando unidos para que isso aconteça o mais rápido possível”, declarou Ilmara Rodrigues.

A secretária de Turismo assegurou que no próximo ano a Setul e o Governo do Acre estarão implantando um projeto na região do povo Hunikui que incluirá a área de estrutura e produção.

A idéia da Setul é estimular pessoas como o farmacêutico Mauro Santil, brasileiro que vive há quatro anos na Europa e veio ao Acre conhecer a cultura do povo indígena. Mauro conta que decidiu participar do festival após receber convite de uma amiga que participou da primeira edição do Xyna Bena.

“Vim para buscar conhecimento com essas pessoas que vivem em total sintonia com a natureza. Sou envolvido em causas que discutem a sustentabilidade e busco conhecimentos para saber o que podemos fazer para melhorar nosso relacionamento com a natureza. O festival é uma excelente oportunidade”, declarou o farmacêutico.

Para que mais pessoas conheçam a vida nas aldeias o Governo do Estado e a Setul investem em políticas que fomentem esse turismo étnico. A previsão é que nos próximos anos sejam investidos R$ 500 mil na região para fortalecer a infraestrutura na região do Hunikui, de acordo com Ilmara Rodrigues.

Regulamentação do etnoturismo
A Funai enviou uma equipe ao Festival Hunikui. De acordo com Luana Machado, antropóloga-assistente da Coordenação Regional da Funai de Rio Branco, o Festival Xyna Bena foi selecionado para participar de um projeto piloto que, por meio de um grupo de trabalho, está discutindo a regulamentação do turismo em terras indígenas.

“Temos a meta de estabelecer uma legislação para regulamentar essa atividade. A meta é que até 2015 a gente estabeleça essa legislação e nesse período a gente vai acompanhar, no Brasil todo, estudos de caso, de iniciativas que já vêm acontecendo, como o caso do Festival Xyna Bena”, detalhou a antropóloga da Funai.


Nenhum comentário: