31 de maio de 2012

Movimento ENEM no Jordão: Entrevista ao Programa Gente em Debate


Abel Ximenes entrevista Blogueiro Kézio Araújo (eu)
Desde a última segunda-feira (28 de maio), quando abriu o processo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, Jordão não consta como local de aplicação de prova.

Os Blogueiros de Jordão se reuniram, formando um movimento em busca de reivindicar os direitos dos estudantes Jordanenses em fazer a referida prova neste município. 

A estimativa de jovens em Jordão que vão prestar o Enem neste ano é de aproximadamente 300 candidatos, entre alunos e ex- alunos, caso a prova seja aplicada em Jordão.

Caso a prova não seja aplicada na cidade, mais de 70% deste número ficarão sem fazê-la, por falta de recursos, e também pela questão da idade, já que muitos pais não comprometeriam a integridade de seus filhos, enviando os mesmos a uma longa viajem de barco, para fazer as provas no município mais próximo, que seria Tarauacá.

Sendo que em 2011 o município de Jordão ficou excluído pela primeira vez da prova, onde os jovens tiveram que se deslocar de barco para o município de Tarauacá, muitos deles, arcando com as despesas.

Agora, vale salientar que também no ano passado, em visita do Secretário Estadual de Educação – Daniel Zen ao Município de Jordão-Acre, o mesmo afirmou que em 2012 as provas do Enem seriam aplicadas em Jordão. Confiados no Secretário Estadual, após abertas as inscrições, os jovens Jordanenses se depararam com a surpresa, Jordão não está considerado como local de provas.

O Movimento lançou as seguintes exigências:

1 – Reivindicar Jordão como local de aplicação de provas do ENEM.

2 - Caso o governo não tenha interesse nessa exigência, terão que bancar com transporte aéreo, estadia e alimentação para todos os candidatos Jordanenses, interessados em fazer o Enem.

Não havendo acordo com resposta favorável até a próxima sexta-feira (01 de junho), na próxima segunda-feira (4 de junho) estará havendo uma paralisação com prazo indeterminado das aulas do Ensino Médio em Jordão.

Estamos aguardando respostas do Governo do Estado.

Nenhum comentário: