15 de maio de 2012

Informação e inclusão ambiental no Jordão


Apesar de pouco desmatado e de difícil acesso, o município do Jordão está na lista de vulnerabilidade às mudanças climáticas. Com essa preocupação, o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) organizou duas oficinas de informação para a população indígena e de produtores rurais, ambos diretamente afetados pelas alterações entre secas e cheias extremas. Mais de 80 participantes estiveram reunidos com a equipe do IMC, na última semana, no Centro de Florestania de Jordão.

O resultado das oficinas de informação é  a redução do risco social associado às mudanças climáticas. Ao receber informações claras e confiáveis sobre o assunto, a população pode fortalecer atitudes já em curso e planejar novas mudanças de hábitos que se refletem em atitudes mais sustentáveis.
A vulnerabilidade do Jordão, mesmo contando com vasta cobertura florestal e a falta de estradas que dificultam o desmatamento, está justamente no acesso ao município. “A cidade fica praticamente isolada, pois os dois meios de se chegar ao Jordão ficam impossíveis com as mudanças climáticas. Os aviões não têm visibilidade para operar na pista e os rios não permitem a navegação por causa do baixo nível”, explicou a técnica do IMC Marta Azevedo.
“Antes o rio secava, mas dava para navegar. O problema é que agora o rio seca demais e aparecem muitas cachoeiras no meio do rio [pedras], que não apareciam nos outros verões”, relatou Francisco Sereno Kaxinawá, liderança indígena.
Além de aumentar as dificuldades de acesso, as mudanças climáticas afetam também a produção rural. “Não posso mais nem plantar melancia na beira do rio porque não sei mais se já é verão ou inverno”, reclamou o agricultor Damião Manoel Costa. Há relatos também de redução da caça, do número de quelônios, de seca dos rios e aparecimento de cachoeiras, e até o sabor dos peixes muda, pois a sua cadeia alimentar também é afetada.
Os temas debatidos na oficina de formação não se restringiram apenas às mudanças climáticas, mas também aos serviços ambientais e como a Lei do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais se estabelece, e os direitos dos indígenas.
A missão do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais é implantar o Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais no Acre. Para que a implantação seja um processo democrático e participativo, o IMC desenvolve estratégias de capacitação diferenciadas para cada público específico, em especial os povos da floresta e produtores rurais.

Nenhum comentário: