19 de março de 2016

RIO BRANCO: Espetáculo Camille Claudel será encenado no Teatro Plácido de Castro

A atriz Ceronha Pontes e a MC Apoio, em parceria com a Atos Produções, apresentam o espetáculo “Camille Claudel” nos dias 25 e 26 de março, às 20h, e 27 de março, às 19h, no Teatro Plácido de Castro (Teatrão). As apresentações têm patrocínio da Petrobras, com realização do governo federal e Ministério da Cultura. Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016. Ingressos estarão disponíveis a preços populares na bilheteria do teatro.
Antes do início da temporada, no dia 24 de março, será realizada uma apresentação gratuita para convidados no mesmo teatro. Essa sessão será exclusiva para usuários e funcionários de instituições psiquiátricas e também para grupos de teatro da cidade. Após esta apresentação especial, o público será convidado a um debate sobre arte e loucura promovido pela atriz, junto com um(a) psiquiatra/psicólogo convidado, mais um artista convidado.
Sobre o espetáculo
O espetáculo é um monólogo inspirado no gênio de Camille, que está impresso nas formas que esculpiu, mas está também exuberante e implacável em sua personalidade complexa, conflituosa. A personagem se confronta com seus fantasmas, numa narrativa que não segue, necessariamente, uma ordem cronológica. Em discussões às vezes dóceis, às vezes acaloradas, manifesta o rancor que a corrói e passa a limpo as injustiças das quais foi vítima ao longo da vida, o preconceito de gênero que permeou toda a sua trajetória e o tolhimento artístico que lhe impunha a sociedade e seu companheiro, o escultor Auguste Rodin.
A intérprete e autora da dramaturgia, Ceronha Pontes, modela uma Camille Claudel que aos poucos vai se desgastando pelos anos de reclusão forçada e abandono no manicômio. A Camille de Ceronha transborda a amargura pelo pouco crédito que lhe deu a sociedade francesa de sua época, e ressente-se com Rodin, que não a assumiu como mulher, nem a defendeu quando a acusaram de copiar a arte do mentor.
À medida que a personagem é revelada, se materializam, no corpo da atriz, com o barro e a argila, rudimentos do ofício de esculpir, as formas femininas tão presentes no legado de Claudel. Martelo e cinzel, extensões das mãos de quem burila poesia nas pedras, modelam o ar e produzem o som agudo que remete de imediato a essa expressão artística.
O espetáculo Camille Claudel estreou em 2006 e desde então recebe elogios de crítica e público, por onde passa. Foi apresentado nestes dez anos em várias cidades do Brasil, a exemplo do Rio de Janeiro, Natal, São Luis, Manaus e Belém. Este ano ainda apresenta-se na capital paulista e volta com nova temporada em Recife.
Sobre a atriz
Radicada no Recife (PE), Ceronha Pontes é formada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Iniciou sua carreira no teatro em 1991, no Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará, concluído com a montagem de “Viúva, Porém Honesta”, de Nelson Rodrigues, sob a direção de Bruno Correia Lima.
A atriz também participou de oficinas e cursos de dramaturgia com grandes nomes do teatro e da dança, como José Celso Martinez Correia, Débora Colker, Luís Carlos Vasconcelos, Luís Carlos Maciel e o saudoso ator Rubens Correia. No Colégio de Direção Teatral (1997-1999), do Instituto Dragão do Mar, teve acesso à construção da sua autoexpressão. Estagiou em 2002, no Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), em São Paulo.
Atualmente, Ceronha integra o Coletivo Angu de Teatro – de Recife e divide-se entre seus trabalhos em teatro e cinema.
Assessoria

Nenhum comentário: