25 de março de 2016

Coluna Política na Toca do Coêlho, 23-03-2016

Governo Dilma: mais perto do fim - Após as delações premiadas aceitas e com a realização da 26ª etapa da Operação Lava Jato, a situação da presidente Dilma Roussef- PT, do ex-presidente Lula, empresários, parlamentares e outros se complica a cada dia e, chegam mais perto do fim, suas carreiras políticas e profissionais.

Impeachment - As provas e as ações anti-republicanas descobertas, distanciam ainda mais a relação da presidente Dilma com os integrantes do Congresso Nacional, dificultando conquistar os 172 votos necessários, para barrar o impeachment e a aproximam de sua queda presidencial.

De quem foi a culpa? - Segundo informações de Brasília, a bancada do PT na Câmara dos Deputados, está revoltada com o presidente do partido, Rui Falcão. Os deputados o acusam, por ter impedido de realizar um acordo com o deputado Eduardo Cunha, que teria evitado todo esse desgaste e o processo de cassação.

Sucessão, sem sucessor - A presidente Dilma Roussef-PT, por mais que se esforce demonstrar naturalidade em função dos últimos episódios, vive momentos complicados, podendo cair da presidência, por duas graves situações: cassação pelo processo de impeachment e pelo processo que responde no TSE - Tribunal Superior Eleitoral. O vice-presidente, Michel Temer - PMDB, deputado Eduardo Cunha - PMDB e o Senador Renan Calheiros - PMDB, todos investigados e denunciados, podendo a qualquer momento perder seus respectivos cargos.

Nova eleição ou escolha pelo Congresso Nacional - Se a presidente Dilma, for afastada pelo impeachment, assumirá a presidência, o vice-presidente Michel Temer- PMDB. Se o TSE, cassar a chapa Dilma - Temer, ainda no ano de 2016, acontecerá outra eleição para a escolha de um novo presidente. Se o TSE cassar a chapa somente em 2017, o Congresso Nacional escolherá um presidente tampão, para encerrar o respectivo mandato.

Senador Renan Calheiros - O Supremo Tribunal Federal autorizou a abertura de três inquéritos, contra o presidente do Senado Federal, para investigar envolvimento na operação Lava Jato.

O impeachment e os parlamentares do Acre - Segundo informações nos bastidores da política, em Brasília, atualmente a posição dos parlamentares do Acre, em relação ao processo de Impeachment, está da seguinte forma:

Senado Federal
Senador Gladson Cameli- PP- A favor
Senador Jorge Viana- PT- Contra
Senador Sergio Petecão- PSD- A Favor.

Deputados Federais
Alan Rick- PRB- Vai seguir a orientação do partido;
Cesar Messias- PSB- Vai seguir a orientação do partido;
Flaviano Melo- PMDB- A favor
Jessica Sales- PMDB- A Favor 
Léo Brito- PT- Contra
Raimundo Angelim- PT- Contra
Siba Machado- PT- Contra
Wesley Rocha- PSDB- A favor

OBS: PSB e PRB saíram da base do governo.

Pesquisa presidencial para 2018
Pesquisa realizada pelo Instituto Data Folha, visando às eleições presidenciais de 2018, apresentou os seguintes resultados:

1- Marina Silva- Rede- 21%
2- Aécio Neves- PSDB- 19%
3- Lula- PT- 17%.

PMDB do Acre - O Diretório Estadual do partido decidiu por unanimidade, o rompimento com o governo da presidente Dilma Roussef- PT. A ata da decisão, já foi encaminhada ao Diretório Nacional, que em reunião, já anunciada, vai reunir e deliberar sobre a questão.

PT voltou atrás - Em função dos últimos acontecimentos políticos, o partido dos trabalhadores, percebeu que o desgaste seria bem maior se saísse com a chapa puro sangue, em Rio Branco. O prejuízo político chegaria durante a campanha, na Capital e no interior do Estado. Segundo informações, o nome que está na mesa, é do ex-vereador Dr. Julinho, do PSB e esposo da chefe da Casa Civil, Márcia Regina.

Preocupante violência no Acre - A sociedade acreana vive diariamente assustada e extremamente preocupada, com a constante onda de violência, assaltos, roubos e assassinatos que assola as cidades acreanas. Estamos vivendo a sensação de impunidade e de impotência. Por outro lado, a cada dia os impostos ficam mais altos e os direitos da população não estão sendo garantidos, por quem de direito.

Movimentações em Tarauacá

· O capital político e o prestígio social do empresário Raimundinho Damasceno são decisivos para definir o processo eleitoral em Tarauacá. Na cidade, todos comentam: para o lado que o Raimundinho for, decide o processo eleitoral. Segundo fontes de familiares, a relação do empresário com o prefeito Rodrigo, não está amistosa e sem o apoio de Raimundinho, Rodrigo dificilmente conquistaria a reeleição. 

· A oposição de Tarauacá trabalha fortemente para repetir a chapa do pleito eleitoral anterior, tendo a ex-prefeita Marilete Vitorino- PSD e Chico Batista- PP.

· Na inauguração do mercado municipal, o prefeito Rodrigo não permitiu que ninguém fizesse uso da palavra, o que chamou a atenção dos moradores da cidade que presenciaram a solenidade.

· A feira do peixe e agricultura familiar de Tarauacá começou no dia de ontem, 22 de março, no entanto, a abertura oficial, acontecerá somente amanhã, com a chegada do prefeito que está em viagem a Brasília. Todos estão perguntando, por que o vice-prefeito, não fez a abertura da referida feira.

· A sociedade tarauacaense, não está compreendendo, porque mesmo com os deputados estaduais, Jenilson Leite- PC do B e Jesus Sérgio- PDT, além do senador Gladson Cameli- PP e do deputado Léo Brito- PT, que foram bem votados no município, não conseguem construir o Núcleo da Universidade Federal do Acre, para o município, com cursos de graduação, mestrado e doutorado.

· Chamando atenção à criação do PRB, no município, com muitas lideranças, onde se prepara uma chapa competitiva para as eleições de 2016.

· O jovem Hector Sampaio, de família tradicional, articula sua pré-candidatura a vereador, pelo PSD.

· Chiquinha, filiada à Rede Sustentabilidade, pode ser tornar a maior revelação das eleições de 2016 para a Câmara Municipal, por ser carismática e muito querida pelos tarauacaenses.

· O PTN de Tarauacá inaugurou seu diretório municipal, mostrando muita força política. O ato político foi prestigiado pelo presidente Francimar Asfury e pelo deputado estadual, Raimundinho da Saúde.

Movimentações no município do Jordão

· Após muitas especulações em relação a quem poderia ser o vice-prefeito, na chapa da reeleição do prefeito Elson Farias- PC do B, o martelo foi batido: quem vai indicar será o Partido dos Trabalhadores- PT.

· Dentre alguns nomes, que entram em discussão, já aparece a Lucimar Melo, Nágila Figueiredo e o radialista Mauro Brito. No entanto, caberá ao diretório do PT, definir o nome que vai compor a chapa.

· O prefeito Elson, conta com o apoio de três vereadores: Abel Ximenes, Doda e Rosaldo.

· Turiano Filho- PSDB, em uma semana, mostrou força política: filiou três vereadores, com a presença do Senador Gladson Cameli- PP e hoje, já conta com 5 vereadores, para fortalecer sua candidatura.

· O PMDB, ainda não decidiu se vai lançar candidatura própria, com o líder Esperidião Júnior ou com a destacada vereadora Zeina Melo.

· O bingo beneficente, em prol da criança Maria Johana, filha da Landa, que está em tratamento de saúde em Sorocaba-SP, por motivo de força maior, foi transferido para o próximo dia 10 de abril, a partir das 16h, no ginásio de esportes do município.

· A coluna parabeniza o jovem Francisco Leondo da Silva Arcênio, por ter recebido sua carteira de piloto privado, da Agência Nacional da Aviação Civil.

· O secretário de esportes, Ederlândio, está sendo muito elogiado, pela organização, do campeonato municipal de futsal, em parceria com a Liga Futsal Jordanense, com a participação dos times: Desportivo, Cruzeiro, Flamengo, Duan Bake e Duan Huni.

· A Coluna recebeu uma denúncia, de Rocicleide Farias, em relação ao descaso por parte dos responsáveis pelo TFD. O seu filho, Jayton Farias, usa marca passo definitivo (modo DDD) e passou por avaliação em 23 de outubro de 2014 e seu retorno, estava agendado para março de 2015. Acontece, que já se passou 1 ano e os responsáveis do TFD, dizem que o setor não está liberando passagens. Quem na verdade, vai se responsabilizar pelo o que vier a acontecer? A situação é preocupante, o jovem Jayton, sente fortes dores no peito, tontura e falta de ar. Infelizmente, casos dessa natureza só estão sendo resolvidos, após recorrer ao Ministério Público, onde conseguem determinação judicial para os procedimentos cabíveis.

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: