5 de março de 2016

Coluna Política na Toca do Coêlho, 04-03-2016

“A única coisa que faz tremer as estruturas do parlamento é o povo na rua”. Sen. Aécio Neves- PSDB.

Atribuições dos Poderes Constituídos

Poder Executivo 

O que faz?

Dirige e administra o governo. É quem toma decisões sobre as definições das políticas públicas, sobre a economia, educação, saúde, assistência social, infra-estrutura e demais investimentos para atender às demandas da população.

Quem exerce?
Presidente da República
Governadores 
Prefeitos.
Poder Legislativo 

O que faz?

Além de representar a população e fiscalizar as ações do Poder Executivo, tem como atividade específica, legislar, elaborando as Leis que normatizam as regras de nossa sociedade.

Quem exerce?
Senadores da República
Deputados Federais
Deputados Estaduais
Vereadores.

Poder Judiciário 

O que faz?
Aplica as leis, decidindo conflitos dos cidadãos entre si e entre o Estado, nas diversas instâncias e âmbito da justiça.

Quem exerce?
Ministros
Desembargadores
Juízes
Procuradores
Promotores
Defensores
Delegados.

Terremoto nas estruturas no Palácio do Planalto
Após as declarações do senador Delcídio do Amaral-PT, publicadas na Revista Isto É, envolvendo diretamente o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Roussef, em vários atos de ilegalidade, na operação Lava Jato, complicando cada vez mais o governo, que está a mais de um ano, em plena estagnação, que entra em recessão e alta de inflação.

Opinião Pública
Segundo, J.R. Guzzo, o ex-presidente Lula perdeu o bem mais precioso que poderia ter: a força decisiva para tornar-se, alguém que valha a pena como pessoa e como homem público. Passou a sofrer da maior doença, politicamente falando: a destruição do capital de lutas, de sua força moral.

Manifestação Popular
Os ministros e assessores, aliados mais próximos da presidente Dilma, apostam que a presidente só ganha fôlego, se as manifestações públicas marcadas para o próximo dia 13 de março forem menores que as manifestações de março de 2015.

Deputado Eduardo Cunha- PMDB
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal- STF transformou o presidente da Câmara dos Deputados, em réu, sobre as acusações dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no esquema de desvios da Petrobras.

As Mudanças da Janela Eleitoral
O Fundo Partidário tem sido o maior atrativo para as mudanças de siglas partidárias dos parlamentares, em função da janela eleitoral, aprovada na reforma política, pois será a principal fonte de receita, para a campanha de 2016. Através do Fundo Partidário foram distribuídos R$ 868 milhões para 35 partidos, em 2015.

Primeiras mudanças
Somente na primeira semana da janela eleitoral, dos 513 deputados federais, 65 já mudaram de partido.

Mudanças no Acre
Na próxima coluna, apresentarei as mudanças de partido que até então, já estão acontecendo na Assembleia Legislativa e em várias Câmaras Municipais, visando às eleições de 2016 e acomodações, para 2018.

Campanhas antecipadas
Alguns prefeitos, candidatos a reeleição, estão deixando a população das cidades, sem medicamentos nos postos de saúde. Levam os medicamentos nas constantes viagens às comunidades ribeirinhas, em plena campanha fora de época, acompanhadas dos seus vereadores preferidos, de suas bases eleitorais, com as despesas pagas pela municipalidade. Os vereadores preteridos, mesmo fazendo parte da base, estão revoltados.

Tarauacá
A juventude tarauacaense, ficou muito animada, pela oportunidade de emprego oferecida pela Mesa Diretora da Câmara da cidade e pela Prefeitura Municipal, quanto à realização dos concursos públicos.

Escola de Ensino Médio Dr. Djalma Cunha
As autoridades constituídas do Estado precisam realizar a recuperação em caráter de urgência, de quase todas as paredes da escola, que se encontram rachadas, podendo desabar a qualquer momento, colocando a segurança dos alunos em risco.

Ponte de Tarauacá
A população de Tarauacá recentemente fez uma manifestação, para chamar a atenção das autoridades, quanto ao problema na cabeceira da ponte da cidade, que pode desabar a qualquer momento. Se a situação estava ruim, agora parece que piorou. Segundo o relatório do DNIT, a ponte foi construída no lugar errado e o diretor do DERACRE informou que não tem dinheiro, para fazer a necessária recuperação.

Município do Jordão
O programa Floresta Digital criado para promover a inclusão digital, encontra-se com dificuldades administrativas e tem causado prejuízos para a população e para a economia do Jordão. Providências, precisam ser tomadas imediatamente.

Banco Postal do Jordão
A população do município vem sendo desrespeitada, por vários meses, principalmente no momento de receber os seus salários mensalmente. No dia do pagamento, precisam enfrentar a fila ainda pela madrugada. No entanto, às 9h, quando se inicia o atendimento, simplesmente são informados, pela direção do banco postal, que não tem dinheiro, para efetuar os pagamentos dos servidores, numa total irresponsabilidade, para com a população.

Esporte, Cultura e Lazer
O projeto desportista desenvolvido no Jordão, liderados por Kézio Araújo, Kinei e Cleito Saraiva, com o apoio do governo do Estado e outros ilustres filhos do município, merecem os elogios da coluna. Além de incentivar o esporte, contribuem para tirar crianças e jovens do risco de marginalidade.

Eleições 2016

Mudanças de Plano da Oposição no Acre
Após várias articulações de lideranças dos diversos partidos, parecia que chegariam ao consenso de lançar apenas uma chapa, para concorrer, as eleições em Rio Branco, o que se refletiria também na formação das chapas em todos os municípios do Estado. 

A Reviravolta
Após o fracasso da formação da chapa dep. Eliane Sinhasique-PMDB e Marfisa Galvão-PSD, na condição de vice, outras opções começaram a ser articuladas: 

1ª A dep. Eliane Sinhasique, independente de qualquer outra situação, será a candidata a prefeita

2ª Está sendo articulada, entre PSDB, DEM e PSD, que poderá apresentar Marcio Bittar- prefeito e Bocalom- vice-prefeito.

3ª Carlos Beirute- PR ou o vereador Raimundo Vaz.

4ª Considerada, independente e buscando a 3ª via, com o dep. Eber Machado- PSDC.

Interior do Estado

Com essa decisão, dificilmente os partidos de oposição, estarão juntos no mesmo palanque, existindo assim, várias candidaturas no interior do Estado.

Estremecimentos na Frente Popular do Acre
As lideranças da Frente Popular do Acre, também passam por aflições, quanto à formação da chapa em Rio Branco, principalmente por conta da decisão do PT em lançar uma chapa puro sangue, deixando de lado o candidato do PC do B, a vice. Essa decisão vai afetar a relação entre os dois partidos mais antigos dessa aliança política. Segundo alguns comunistas, se o PC do B ficar de fora da chapa em Rio Branco, vai ter retaliação no interior do Estado e poderá, até ter uma candidatura comunista.

Os demais partidos da Frente Popular
Não apóiam o PC do B, porque segundo suas lideranças, o PC do B, já foi extremamente beneficiado, com a vice-prefeitura de Rio Branco/Secretaria Municipal de Educação e ter lançados os dois candidatos ao Senado, Edvaldo Magalhães e Perpétua Almeida, que foram derrotados. Dizem que o PC do B quer uma chapa plural, desde que o vice, seja do próprio PC do B. Desta forma, não apoiam os comunistas.

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: