30 de março de 2016

Coluna Política na Toca do Coêlho, 30-03-2016

Quem se envolve em corrupção não quer se considerar criminoso. Assim, não diz propina, mas “doação”. Não chama quem corrompe de corrompido, mas de “amigo”. Piéter Zalis- socióloga italiana.

Contas Públicas
As contas públicas do governo federal chegaram à cifra de R$ 25 bilhões, o pior resultado dos últimos 19 anos.

PMDB oficializou o desembarque do governo Dilma
Dos 119 integrantes do Diretório Nacional, 72 já eram favoráveis pela saída do governo. Em reunião, de apenas 5 minutos, o partido decidiu por aclamação, oficializar sua saída do governo da presidente Dilma Roussef- PT. Deliberou ainda, para os seus filiados, entregassem os ministérios e demais cargos comissionados, que assumiram em nome do partido.

Impeachment de Dilma Roussef- PT
Além do processo que foi acolhido pelo presidente da Câmara e já em tramitação na Comissão Especial, foram protocolados mais 15 processos pedindo o impeachment da presidente.

OAB Nacional
Após muita polêmica, a Ordem dos Advogados o Brasil, protocolou mais um pedido de impeachment, enfatizando as pedaladas fiscais, a suposta tentativa de burlar a justiça, com a nomeação do ex-presidente Lula, para se beneficiar com foro privilegiado e desvios de recursos da Petrobras, para a manutenção da base no governo. 

Medidas contra a corrupção
O Ministério Público Federal protocolou um processo de Ação Popular, no Congresso Nacional, com mais de 1,2 (um milhão e duzentas mil) assinaturas, cobrando medidas aplicáveis contra a corrupção no Brasil.

Esfacelamento da base do governo
Com a possibilidade real da queda da presidente Dilma- PT, os partidos que faziam parte da coalizão que davam sustentação política ao governo, tais como PSB, PRB, PTB, PSD e PMDB, comunicaram suas saídas da base. No decorrer da semana, anunciarão o PP e PR, fragilizando ainda mais o governo.

Fragilidade orgânica do PT
Com a fragilidade externa do Partido dos Trabalhadores, ficou ainda pior internamente, a comunicação das desfiliações do senador petista Walter Pinheiro- Bahia, filiado a 33 anos e do prefeito de Osasco, Jorge Lapas, filiado a 12 anos no partido.

Janela eleitoral na Câmara dos Deputados
Dos 513 deputados federais, 88 mudaram de legendas durante o período dos 30 dias, previsto na reforma política, sem risco de perder o mandato.

Janela eleitoral na Assembleia Legislativa- Acre
Dos 24 deputados estaduais do Acre, apenas o deputado André Vale, se desfiliou do PRP e filiou-se, ao PRB, dentro do prazo estabelecido para a janela eleitoral.

Prejuízo político
Dentre os partidos com representantes na Câmara dos Deputados, o PMB- Partido da Mulher Brasileira, em sua recente criação, ganhou 21 deputados. Com o advento da janela eleitoral, perdeu 20 parlamentares.

Composição na Câmara dos Deputados, após o prazo da janela eleitoral

· PMDB- 69
· PT- 58
· PP- 49
· PSDB- 48
· PR- 40
· PSD- 31
· PSB- 31
· DEM- 28
· PRB- 21
· PDT- 20
· PTB- 19
· PSC- 14
· Solidariedade- 14
· PTN- 13
· PC do B- 13
· PPS- 9
· PHS- 7
· PV- 6
· PSOL- 6
· PROS- 5
· REDE- 5
· PT do B- 3
· PSL- 2
· PEN- 2
· PMB- 1
· PMN- 0
· PTC- 0

Último Prazo
Na próxima sexta-feira, dia 02 de abril, encerra-se o prazo de filiação a um partido político para quem pretende concorrer ao pleito de 2016, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Prazos para desincompatibilizações para quem vai concorrer o pleito de 2016

· Quem exerce cargos que são ordenadores de despesas- 6 meses antes do pleito;

· Servidores públicos civis efetivos, da administração direta, indireta ou fundacional- 3 meses antes do pleito;

· Dirigentes sindicais- 4 meses antes do pleito;

· Entidade de classe em geral- 4 meses antes do pleito;

· Militar- Afastamento regido pelo art. 14, § 8º, da Constituição Federal vigente;

· Agente comunitário da saúde- 3 meses antes do pleito;

· Agente penitenciário- 3 meses antes do pleito;

· Médicos- 3 meses antes do pleito.

Eleições 2016, em Rio Branco

O Partido dos Trabalhadores desistiu de apresentar a chapa puro sangue, para a prefeitura municipal de Rio Branco. O vice-prefeito poderá ser indicado pelo PSB, ficando fora, o Partido Comunista do Brasil- PC do B.

Ameaça
Com a possibilidade de ficar de fora da chapa, o diretório do PC do B, ameaça lançar a candidata derrotada ao senado, Perpétua Almeida, como candidata a prefeita de Rio Branco. Perpétua, que em 2012, não abraçou a campanha de Marcus Alexandre, após não ter sido escolhida pelos integrantes da FPA.

Eleições 2016, em Tarauacá

· Os secretários municipais, Antonio Araújo (Príncipe), da Ação e Promoção Social; Arífe Eleamen, da Secretaria de Finanças e Carlos Tadeu, da Secretaria de Saúde, confirmando suas candidaturas, deverão deixar suas secretarias, na próxima sexta-feira.

· A Rede Sustentabilidade, da vereadora Janaína Furtado, decide em breve, o nome que representará o partido, para o pleito de 2016.

· A formação dos partidos PRB e Solidariedade no município, poderá fazer a diferença no processo eleitoral.

· Empresários, profissionais liberais, professores, estudantes, lideranças comunitárias, políticas, de 10 partidos e personalidades de diversas áreas, discutem lançar um Tarauacaense, com habilidade política e vasta experiência em administração pública, como um nome novo, para concorrer a prefeitura de Tarauacá.

· Diante de vários candidatos a prefeito na terra do abacaxi, se afunila, para três candidaturas, divididos em três grupos políticos.

· Comenta-se nos bastidores, que em função do prefeito Rodrigo Damasceno, ter perdido importante apoio empresarial, poderá desistir da reeleição e apenas encerrar seu mandato, já que será candidato a deputado estadual, em 2018.

Eleições 2016, no município do Jordão

· PC do B e PT, não vivem momentos amistosos, em função da futura eleição.

· Mesmo o prefeito Elson Farias, concordando plenamente, que o PT indique o vice-prefeito, segmentos do partido, insistem em indicar um nome para concorrer a prefeitura local.

· O pré-candidato, Turiano Filho-PSDB, se articulou e fortaleceu sua pretensão, de chegar à prefeitura municipal.

· O PMDB, do Esperidião Júnior e da vereadora Zeína Melo, será o fiel da balança, para decidir o processo eleitoral, no município.

· A vereadora Meire Sérgio, que exerce o cargo de secretária de educação municipal, voltará a suas atividades parlamentares, na Câmara Municipal.

· Os integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal, estão fazendo as compras do material necessário, para concluir a reforma prometida no início da gestão.

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: