14 de outubro de 2015

Coluna Política, na Toca do Coêlho, 14-10-2015

“Espero até terça-feira ter despachado todos os pedidos”. Dep. Eduardo Cunha- PMDB, garante que colocará em pauta o Impeachment da Presidente Dilma- PT.
“Temos corrupção descobertas em outros órgãos além da Petrobrás”. Procurador Dertan Dallagnol da força tarefa que investiga os desvios de recursos da Petrobrás.
De quem, na verdade é a culpa
Os últimos fatos ocorridos no cenário político nacional precisam ser analisados de forma equilibrada. Se a presidente Dilma cair da principal cadeira do Planalto Central, se faz necessário compreender alguns fatos:
Tribunal de Contas da União
Os erros encontrados pelos técnicos do TCU, em relação as suas contas referente ao exercício 2014, da gestão da presidente Dilma, é de responsabilidade direta da presidente e sua Equipe do governo. A Oposição, não tem culpa neste aspecto.
Tribunal Superior Eleitoral
A Direção Nacional do PSDB protocolou uma denúncia de Abuso econômico e político, por uso de recursos das empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato. O processo que estava parado foi reaberto e está sendo analisado. No entanto, essa responsabilidade, é diretamente do Diretório Nacional do PT. A Oposição não fez nem um tipo de doação e nem pediu as empreiteiras doações para o PT.
Reforma Administrativa do governo
As exonerações e nomeações de Ministros e cargos comissionados, que não estão sustentando a Base Política do governo, são de responsabilidade direta da presidente Dilma e sua Equipe.
Derrotas nas Votações no Congresso Nacional
A visível falta de apoio e a vulnerabilidade política da Presidente Dilma, são demonstradas pela insatisfação da maioria dos Senadores e Deputado Federais, que em alguns momentos não tem dado quorum ás votações e em outros, tem aplicado sucessivas derrotas no Plenário das duas Casas Legislativas. A responsabilidade direta é da Presidente e sua Equipe, por falta de articulação política.
Comando do Impeachment 
O Comitê Pró- Impeachment, formado pelos partidos PSDB, PSC, SD e parte do PMDB, contabiliza cerca de 290 votos pró-afastamento. O processo pode ser aberto, conforme o Regimento Interno, por 257 votos.
Os Números
Para instaurar o processo de Impeachment são necessários 342 votos. Mas para analisar recurso de um pedido de Impeachment, requer apenas 257. No entanto, o STF, foi provocado e decidiu que cabe ao Presidente Eduardo Cunha, acatar ou não, por decisão monocrática.
Deputado Alan Rick- PRB, em destaque
Os posicionamentos políticos do Dep. Alan Rick, as defesas em prol da vida, das famílias e da Amazônia, tem sido destaque no cenário político nacional. Alan foi apontado como o principal destaque na Bancada Federal, no Prêmio Congresso em Foco 2015. Apareceu em 11º lugar dos 513 deputados, na Categoria, Parlamentar do Futuro.
As Contradições e as acomodações
Binho Marques
Alardeava nos quatro cantos do Estado, que o Acre, era o melhor lugar para morar. Ao sair do governo, ganhando uma vultosa pensão de ex-governador, foi morar em Brasília e foi acomodado no Ministério da Educação.
Perpétua Almeida
Após exercer três mandatos de deputada Federal e ter sido derrotada para o Senado, nas últimas eleições, foi acomodada, num cargo, no Ministério da Defesa.
Aníbal Diniz
Mesmo sem ter recebido sequer um voto, assumiu o Senador, aonde chegou a ser o Vice-Presidente da casa, após encerrar seu mandato, foi acomodado na Agência Nacional de Telecomunicações- Anatel.
Saúde Estadual
Em audiência pública, realizada no Plenário da Assembleia Legislativa, foram apresentadas as ações da Secretaria de Saúde, foram investidos mais de 176 milhões, na saúde pública no Acre.
Parece que o problema é má gestão pública
Não se justifica com todo esse recurso, os pacientes, principalmente do interior do Estado, ficarem se humilhando para a liberação de suas passagens através do TFD, para os seus tratamentos de saúde, bem como, os portadores de câncer ou outras doenças graves, precisarem recorrer à justiça, para garantirem os seus remédios, para a continuação de seus tratamentos.
Segurança Pública
O Governador Tião Viana, diante dos últimos episódios acontecidos no Acre, com ações das facções aterrorizando á população, tomou decisões firmes juntos às forças do Estado e Força Nacional, que surtiu efeito e tranqüilidade á sociedade acreana.
Primeira Pesquisa na temporada, visando as eleições 2016: Plácido de Castro.
Gedeon- PSDB- 30,6 %
Paulinho Almeida- PT- 12,5 %
Dr.Roney- PSB- 12,5 %
Tavares- PP- 11,1 %
Holanda- PSD- 6,9 %
Profº. Camilo- Pc do B- 5,6 %
Profª. Meire- PRTB- 2,8 %.
Plenária Estadual do PSOL
Foi realizada no último final de semana, a Plenária estadual do PSOL, contando com as suas principais lideranças da Capital e do interior do Estado, além dos Pré-Candidatos a Vereadores, nas eleições de 2016. O PSOL busca se fortalecer e define estratégias para que o seu Sol, brilhe na mente do eleitorado acreano.
Sena Madureira
O Ex-Vereador e Ex-Prefeito temporário Jairo Cassiano, se desfiliou do PDT e filiou-se, ao PRB do Deputado Alan Rick e da Deputada Juliana Rodrigues.
PV & PDT
Em alto estilo, e extremamente bem prestigiado, o Ato político, em que apresentou a publicitária Charlene Lima- PV, como Pré-Candidata a Prefeita e o Vereador Gilberto Lira- PDT, para o cargo de Vice-Prefeito. 
Tarauacá 
Comunicado oficialmente, a saída do Vereador Marlindo Pinheiro, do PC do B. Segundo o Vereador, que veio dos movimentos sociais, tomou essa posição, pelo fato do seu antigo partido não se posicionar referente aos compromissos assumidos pelo prefeito Rodrigo Damasceno- PT e que não foram compridos. Foi prometido na campanha, que a Secretaria de Agricultura, seria indicada, pelo movimento social rural de Tarauacá, e que não aconteceu. Segundo o Vereador, o PC do B, se atrelou ao Poder e o prefeito enganou a sua categoria.
Feijó
Pelado na Prefeitura
O Vereador Pelado, com as viagens do prefeito Merla e o Vice, Cláudio Braga, já que é o presidente da Câmara, passou o final de semana, no comando da Prefeitura da Capital do Açaí.
Jordão
A Câmara Municipal do Jordão precisa urgentemente de uma reforma, caso contrário, em breve uma parte do teto da casa do povo, poderá desabar em cima dos vereadores e das pessoas que sempre freqüentam aquela casa de Leis.
Homenagens aos Professores
15 de Outubro, data em que se comemora o Dia dos Professores. Na oportunidade, reconheço o trabalho da mais alta relevância, desenvolvido pelos nossos professores de Tarauacá, Jordão, Feijó e de todo o Acre, em prol da educação de seus respectivos municípios e consequentemente do nosso querido Acre. Parabéns a todos e muito obrigado, pelo compromisso, profissionalismo, dedicação e pela responsabilidade social, para com a nossa juventude.
Email: Politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: