5 de fevereiro de 2013

Sesacre incentiva municípios a aderir à campanha de prevenção no carnaval

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) está incentivando todos os municípios na realização das atividades de prevenção ao HIV no carnaval 2013. O Estado disponibilizou em torno de 900 mil preservativos masculinos e 24 mil femininos, além de gel, para as ações deste mês.

A campanha da prevenção terá como objetivo principal reforçar que o uso da camisinha deve ser sempre um hábito possível de ser seguido e pode até melhorar a relação, desconstruindo o imaginário popular de que fazer sexo sem camisinha é melhor. Uma parte da população jovem já usa a camisinha como hábito.
Segundo a coordenadora da Divisão de Agravos Transmissíveis da Sesacre, Deltirene Cardoso, a campanha deste ano está voltada para a população geral de 15 a 49 anos sexualmente ativa em função de critérios epidemiológicos e comportamentais. Dados do Ministério da Saúde apontam que nos últimos anos o uso da camisinha vem caindo em todas as faixas etárias. Os jovens ainda são a população que mais usa o preservativo, apesar de também ter havido nesse segmento uma ligeira queda do uso.
Fique Sabendo - Os municípios também estão sendo orientados a incentivar a campanha “Fique Sabendo” - estratégia de mobilização direcionada à ampliação do diagnóstico precoce de Aids. O carnaval é momento de descontração, por esse motivo as ações são focadas na prevenção. No caso do teste rápido, as pessoas recebem a orientação de procurar o serviço ao longo do ano. Vale lembrar que o diagnóstico e a intervenção precoces garantem maior expectativa e qualidade de vida para portadores do vírus. No Estado do Acre, 19 municípios já realizam o teste rápido (resultado em 30 minutos) na atenção básica.
Lula Melo (Assessoria Sesacre)

Nenhum comentário: