20 de fevereiro de 2013

Granja Carijó: meta de um milhão de ovos por dia

Plantel da granja é formado por 84 mil aves, que após um ano e dois meses são trocadas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Para fazer um bolo simples, são necessários cinco ovos. Omelete, panqueca, o tradicional "bodó" acreano e até drinks alcoólicos são preparados com um ingrediente rico em proteínas: o ovo. Talvez o leitor ainda não tenha se dado conta, mas é ele que se compra no supermercado e vira algumas delícias na cozinha da sua casa, sendo produzido em Rio Branco numa escala cada vez maior. A Granja Carijó, indústria que se iniciou em Cruzeiro do Sul e hoje tem filial na capital, já é responsável pela produção de 50% do mercado acreano.
Há 32 anos a Granja Carijó iniciava suas atividades em Cruzeiro do Sul, numa época em que a estrada fechava durante a maior parte do ano - algumas vezes nem era aberta. Hoje, com a BR-364 praticamente concluída e a maior parte da produção de milho concentrada na região do Baixo Acre, a indústria decidiu expandir a atuação para Rio Branco. Investiu em tecnologia de ponta, em galpões adequados, e em um ano saltou de uma fatia de 17% do mercado acreano para 53%, numa produção de 75 mil ovos por dia e um plantel de 84 mil aves.
"Quando a gente começou, lá em Cruzeiro do Sul, eu não podia imaginar que chegaríamos a esse patamar, mas tudo que vem de Deus é perfeito, e creio que vamos chegar ainda mais longe. Hoje os nossos filhos estão formados em áreas afins e todos nos ajudam. Temos um veterinário, um agrônomo e um engenheiro mecatrônico. Temos apoio do governo do Estado, do Banco da Amazônia e da população, que quando sabe que o ovo é Carijó coloca logo na sacola", disse o empresário Luiz Helosmam.
A Granja Carijó é um exemplo de trabalho familiar que deu muito certo: Helosmam conseguiu agregar os três filhos em torno do mesmo objetivo. Um se formou em veterinária, um em engenharia mecatrônica e o outro está concluindo agronomia. A máquina que distribui a alimentação para as galinhas num espaço adequado de tempo e em porções exatas, garantindo a produtividade do plantel, foi desenhada por um dos herdeiros do empreendimento.

Nenhum comentário: