15 de outubro de 2014

JORDÃO: SEMSA inicia implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente

Com informações do Blog do Dr. Barnaby Luis
A Secretaria de Saúde de Jordão, através do Programa Saúde na Escola (PSE), Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NESMS) e Coordenação da Atenção Básica, iniciou na ultima sexta-feira (10) a implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente nas escolas da Zona Urbana do município.
Escola Manoel Rodrigues de Farias
A Caderneta do Adolescente tem mais de 50 páginas, com anotações dos atendimentos médicos realizados, informações sobre saúde sexual e reprodutiva, alimentação, puberdade, perigo das drogas e várias outras orientações para uma adolescência saudável. É um instrumento criado pelo Ministério da Saúde para monitorar o desenvolvimento e a saúde da população entre 10 e 19 anos e facilitar as ações educativas voltadas para este segmento.
No Jordão, a entrega da caderneta está sendo efetuada após prévia reunião com os pais dos adolescentes, através de atividades de orientação sobre a importância do documento e a forma de utilizá-lo. A ação iniciou na escola Manoel Rodrigues de Farias e a Equipe de Saúde aguarda a resposta dos demais gestores para a referida ação nas demais Escolas.
Caderneta do Adolescente (feminina e masculina)
A Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Maia Guimarães, ratifica a importância da Caderneta: “Ela é uma ferramenta importante porque aborda o Adolescente na sua integralidade, desde orientações a respeito de seus direitos e deveres até os cuidados nas diversas áreas da saúde, como saúde bucal, higiene pessoal, vacinação, curva de crescimento e desenvolvimento, dentre outros tópicos, mostrando que a adolescência é um período especial e que também necessita de cuidados.” 
Mais imagens AQUI

Nenhum comentário: