11 de agosto de 2013

JORDÃO: Secretaria Municipal de Saúde realiza atividades educativas e preventivas em alusão à Semana Nacional da Leishmaniose

Do dia 05 a 10 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Jordão organizou atividades nas Escolas Jairo de Figueiredo Melo e Manoel Rodrigues de Farias, que marcaram a Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose.
De acordo com o Secretário de Saúde, Drº Clayton Estevan, “a Semana, instituída por lei em abril de 2012, tem por objetivo intensificar ações e conhecimentos acerca dos sintomas, noções sobre a transmissão e medidas de controle da doença”.
A Leishmaniose é uma das seis doenças tropicais de maior relevância mundial e ocupa o segundo lugar, depois da malária, entre as infecções por protozoários que acometem os seres humanos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). É transmitida pela picada do mosquito-palha infectado. O cão doméstico pode ser hospedeiro do parasita. Pode ser cutânea ou visceral. Tem evolução crônica e, se não tratada, pode levar à morte em até 90% dos casos.

Do Blog do Dr. Barnaby Luis.

Nenhum comentário: