22 de junho de 2012

Poeta jordanense recita "Política e Politicagem"


Uéliton Freire
O mundo de hoje, está totalmente envolvido pelos tentáculos da política. Ou como posso afirmar, pela politicagem exacerbada.

A política criada pelos gregos, em suma significa “A arte de bem governar”. 

Mas muitos cidadãos, que se dizem políticos, na verdade estão preocupados em se dá bem através da política, e o que vemos atualmente é uma metamorfose da política para a politicagem.

Na verdade os políticos, não estão preocupados, em sua maioria com o que o povo pensa ou deixou de pensar. Porque a política transformou-se num negócio lucrativo. E desta maneira, numa forma de beneficiar seus familiares e seus correligionários políticos.

É como se verdadeiramente o povo, fosse apenas uma massa de manobra, utilizada para  alcançar suas orgias.

Desta maneira, fica muito difícil separar “O joio do trigo”, ou seja, os verdadeiros políticos dos maus políticos. Pessoas que na verdade são lobos, que se vestem de pele de ovelha, para entrar facilmente no galinheiro e saqueá-lo, não quero aqui dizer que a casa do povo seja galinheiro, estou apenas me municiando de uma parábola. O Povo não é culpado, dos mandos e desmandos de políticos escroques e corruptos. Porque não tem bola de cristal, para adivinhar.

Entretanto, como parte do povo que sou, conclamo ao povo, que analise antes de exercer a cidadania nas urnas, através do voto, analise as propostas políticas de cada candidato. Porque sigla partidária, não mede a honestidade, a bondade e acima de tudo a intenção de um político para com o povo.

Nós o povo, somos “Patrão”. Somos nós que pagamos os impostos, que fazem com que a economia de um país cresça. E toda via, pagamos também os salários e as vantagens que os políticos usufruem.

Portanto, nada mais justo, do que termos a oportunidade de vivenciarmos uma política, que seja voltada para o interesse das classes menos favorecidas. Por conseguinte, a maioria da população elege um candidato “X”, e essa maioria que vem das classes sociais menos elevadas, pouco usufrui dos frutos da política.

Senhores candidatos a cargos políticos, lembrem-se que a vitória de cada um de vós é construída através de uma corrente chamada “Povo”, se essa corrente não for fortalecida com políticas públicas, que atendam suas necessidades mais urgentes ela acaba se rompendo, portanto senhores políticos compromisso de campanha é palavra, e toda palavra de um homem de escrúpulos vale muito.

Povo, oh!  Povo. Ao votar em uma pessoa, que disputará um cargo político, procure observar sua conduta moral, social e acima de tudo política dentro da sociedade.

Autor: Uéliton Freire do Blog Jordão Poesia

Nenhum comentário: