7 de junho de 2012

Aldeias de Jordão são consideradas no Atendimento do Ministério da Saúde


A presidenta Dilma Rousseff lançou nesta terça-feira o Comitê de Gestão Integrada das Ações de Atenção à Saúde e Segurança Alimentar para a população indígena. Na prática, o plano quer reduzir a mortalidade infantil e materna entre os índios. O comitê será coordenado pela Casa Civil da Presidência da República em parceria com vários ministérios, entre eles o da Saúde. A presidenta Dilma Rousseff ressaltou a importância do plano e reconheceu que a população indígena precisa de atenção especial.

No último sábado, o Governo Federal começou uma experiência de atendimento em dois Distritos Sanitários Especiais Indígenas no Acre. Ao todo são 13 equipes de saúde com quase 160 trabalhadores. A estimativa é que sejam atendidos quase quatro mil índios nesta primeira ação. O secretário Especial de Saúde Indígena do ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, destaca que a missão do ministério é levar saúde para a população indígena que vive em locais mais afastados. 

O secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza manifestou:

"Esse comitê tem duas competências básicas. Uma delas é poder integrar os órgãos que têm a ver com a saúde indígena e com a segurança alimentar. E a outra é poder apoiar e acompanhar o desenvolvimento das ações tanto de atenção à saúde, quanto de segurança alimentar,  fazendo com que os demais ministérios que possam ajudar se integrem, somando as forças para garantir que as ações cheguem mais rapidamente, principalmente na região da Amazônia Legal pela dificuldade de acesso que temos. Já que a nossa missão é levar saúde para a população que vive nas aldeias em locais mais afastados possível e de difícil acesso."

Nenhum comentário: