7 de junho de 2012

Partidos têm até o dia 5 de julho para entregar a relação dos candidatos: Convenções já podem ser realizadas neste domingo


Os partidos políticos se preparam nesse mês de junho, para a escolha de seus candidatos a vereador e prefeito. A partir desse domingo está liberado para que as siglas partidárias façam suas convenções que são marcadas como um dia de festa. Para muitos, a convenção é a partida para a campanha.
Os nomes escolhidos podem, a partir dessa data, montar os comitês, desde que registrados e com conta bancária específica. Quem for candidato ganha até direito de resposta nos veículos de comunicação caso sejam ofendidos ou se acharem que outro candidato foi beneficiado.
Os partidos têm até o dia 5 de julho para entregar a relação dos candidatos.
É nesse momento que os Juízes eleitorais analisam todos os dados como: prazo de residência, escolaridade, filiação e, principalmente, a verificação se o nome consta em alguma condenação que o impeça de ser candidato. É a lei da “ficha limpa” que vai revelar quem teve problemas na hora de gerir recursos públicos.
Analisando os nomes, a Justiça Eleitoral expede o registro de candidatura ou não. Quem não conseguir o deferimento pode entrar com recurso.
Quando chegar o dia 6 de julho estará liberada a campanha eleitoral. Até lá, mesmo o candidato escolhido em convenção, deve tomar cuidado ao divulgar seu nome. A Justiça Eleitoral pode achar que é uma campanha antecipada e pode complicar a vida do candidato.

Nenhum comentário: