15 de março de 2014

JORDÃO: Agentes indígenas concluem curso de formação em saúde

O evento ocorreu no dia 06 de março, na capital acriana, Rio Branco
Vinte e três indígenas do município de Jordão, interior do Estado do Acre, participaram da solenidade de formação do curso de Agentes Comunitários de Saúde. O evento aconteceu no dia 06 de março, na capital acriana, Rio Branco.
O programa de formação compõe a política nacional de atenção à saúde dos povos indígenas como um dos pilares da construção dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e busca, além das ações assistenciais de saúde, a autonomia desses povos sobre sua saúde.
Os agentes atuam como interlocutores entre a medicina indígena e a medicina ocidental. A formação é feita nas aldeias onde os profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) são docentes e instrutores/ supervisores. A metodologia é baseada na problematização, integração-teoria-prática, na construção coletiva do conhecimento, a partir do referencial cultural dos agentes-alunos, numa relação indissociável entre formação, serviço e comunidade.
O avanço dos trabalhos tem indicado que a formação de agentes de saúde deve ser uma prioridade em políticas de saúde indígena, sendo uma estratégia positiva para garantir saúde e dignidade à comunidade nas aldeias.
Para os agentes de Jordão as dificuldades se tornam maiores, pois o isolamento do município dificulta seus acessos às formações. Visando a garantia da profissionalização tornou-se indispensável a intervenção do Pólo Base de Jordão, proporcionando todo apoio necessário ao deslocamento dos profissionais.
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com - Com informações da Assessoria

Nenhum comentário: