25 de março de 2014

ACRE: Deputado Chagas Romão afirma que governo do Estado não dá atenção para a saúde pública

Deputado Chagas Romão (Foto: reprodução ContilNet)
O líder do PSDB, deputado Wherles Rocha, e o deputado Chagas Romão (PMDB) usaram a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã de quinta-feira (20), para pedir providências que resultem na melhoria da prestação de serviços na área de saúde pública do Acre.
Wherles Rocha afirmou que eles estão indignados após tomarem conhecimento do relatório divulgado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que aponta inúmeras falhas na saúde pública e mostra que o setor vive um momento de precariedade. “O relatório mostra a precariedade da saúde pública no Acre, onde pacientes morrem à míngua”, afirmou.
Chagas Romão também criticou os serviços oferecidos pela saúde pública e disse que em algumas unidades chega a faltar até dipirona. O peemedebista aproveitou para reiterar a cobrança feita há meses, para que um aparelho de raio x seja instalado na unidade de saúde do Jordão.
“Tem meses que estamos cobrando isto e falando sempre na mesma coisa, mas ninguém nos dá atenção. Gente, o caso é grave”, apelou.
O líder do PCdoB na casa legislativa, deputado Eduardo Farias, afirmou que o relatório não chegou às mãos dos maiores interessados, que são os gestores da saúde estadual, e disse tem havido muitas melhorias na área.
“Não podemos generalizar; tem sido feito muita coisa para melhorar esta situação. Quanto ao raio x, eu faço um desafio ao deputado Chagas Romão, para que em 15 dias venha até a tribuna, testemunhar que o aparelho terá sido instalado”, declarou.
O líder do governo na Aleac, deputado Astério Moreira (PEN), fez uma espécie de mea culpa, reconhecendo que há pontos que precisam de melhorias, mas ressaltando que a saúde pública no Acre avançou muito nos últimos anos.
“Os investimentos na área de saúde, habitação, tudo contribui para o melhor desenvolvimento do estado. Programa de escovar os dentes é saúde, hospitais que tem é saúde, postos de saúde, enfim, tudo melhorou nos últimos anos”, declarou.

Nenhum comentário: