14 de abril de 2012

Jordão tem grande redução de malária


A redução dos casos de malária em 2012 superou as expectativas. O número de casos de malária no Jordão teve uma grande redução, no ano de 2012 nenhum caso de malária no município foi registrado. Essa diminuição deve-se aos trabalhos de prevenção e combate feitos pela prefeitura do Jordão. O rápido diagnóstico é o primeiro passo para a resolução do problema. As unidades de saúde do Município disponibilizam o exame, sendo que o resultado sai no mesmo dia. Detectada a malária, é feito um estudo para saber onde a pessoa possa ter contraído a doença. No início do ano foram realizadas mobilizações comunitárias nos bairros com maior freqüência do problema. 

As atividades incluíram educação, borrifação e exames laboratoriais, caso fossem necessários. As equipes de saúde também aplicam o veneno que previne que o mosquito da malária bote seus ovos nas margens dos rios e igarapés, principalmente no verão, período em que esses locais secam e formam poças de água, que são possíveis criadouros. O Estado vai continuar com as ações de combate à doença, mas, para isso, a população deve ajudar na prevenção. Os moradores de localidades consideradas áreas de risco devem utilizar mosquiteiros, além de permitirem que os profissionais de saúde realizem as atividades de borrifação nas residências.

Será que isso é o fim da Malária no município? Sabemos apenas que tudo é uma questão de cuidados e de prevenção, e para evitar a doença recomenda-se o uso de cortinados e evitar tomar banhos em rios e igarapés a partir das 18 horas, pois, a Malária mata se contraída e não for diagnosticada rapidamente, os sintomas são dores de cabeça, fadiga, febre e náuseas.
Fonte: Informativo Municipal

Nenhum comentário: