27 de março de 2015

Coluna: Política na "Toca do Coêlho "

São órgãos da Justiça Eleitoral:

I - O Tribunal Superior Eleitoral, com sede na Capital da República e jurisdição em todos o País;

II - Um Tribunal Regional, na capital de cada Estado, no Distrito Federal;
III- Juntas eleitorais;
IV- Juízes eleitorais.

Princípios da Publicidade
De acordo com a Constituição Federal, em seu Artigo 37, a publicidade é um dos princípios a serem obedecidos pela Administração Pública, interligados aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.

Portal da Transparência
Várias pessoas questionam: Por que a maioria dos Portais de Transparência, dos Poderes Constituídos do Estado, Prefeituras, Secretarias e Câmaras Municipais, não são atualizados na forma da Lei? Estes deveriam prestar contas mensais das receitas e despesas realizadas com os recursos públicos, em respeito à população, que paga seus impostos de modo exorbitante.

Transparência Ativa
A Administração Pública divulga informação à sociedade, por iniciativa própria, de forma espontânea, independente de qualquer solicitação.

Reforma Ministerial
Por mais que a Presidente Dilma, negue que não fará uma reforma ministerial, as forças políticas da coalização política, que dão sustentação ao governo, exigem maiores espaços. Estão na mira e poderão cair a qualquer momento, os Ministros Pepe Vargas, Aloizio Mercadante e Miguel Rosseto. Já saíram Cid Gomes (Educação) e Thomas Traumann (Comunicação Social). 

Senador Jorge Viana
Tem se manifestado de forma equilibrada e ponderadamente, fazendo críticas aos que exercem Cargos no Governo, Parlamentares, Dirigentes Partidários, Filiados e Simpatizantes do PT, para que saiam do ar condicionado, onde muitos já se acostumaram e voltem a se encontrar com o povo nas ruas, através dos movimentos sociais (Associações de Moradores, Sindicatos, Movimento Estudantil, etc.), calçando novamente a sandália da humildade ou, poderão ser esquecidos pela massa da população, que é quem faz a diferença nos pleitos eleitorais.

Avaliação Internacional
O Professor Ricardo Hausmann, economista, Diretor do Centro para o Desenvolvimento Internacional, em Havard, disse que o Brasil aproveitou mal os anos de economia externa favorável, abusou da gastança e do protecionismo, mas não investiu no aumento da produtividade.

Lya Luft 
Em sua última análise na revista Veja, destaca “Precisamos de uma liderança firme e competente para que, vencida a dramática situação atual, a gente deixe o fundo do poço e recupere a dignidade que nos roubaram”. Não deixa de ter razão!

Justiça seja feita
Com relação à alagação em Rio Branco e vários municípios do nosso Estado, precisamos reconhecer o apoio e a dedicação permanente, do Governo Federal, da Equipe do Governo do Estado liderado pelo Governador Tião Viana e da Equipe da Prefeitura de Rio Branco, tendo presente, em todos os momentos, o Prefeito Marcus Alexandre.

Chamou atenção
Com relação aos escândalos de desvios de recursos na Petrobrás, quando dá para alguém receber R$ 40 milhões de propina, de quanto foi mesmo o montante principal desviado?

Caixa Econômica
A Direção da Caixa Econômica, precisa com urgência, tomar providências em relação aos Caixas Eletrônicos: ficam sem dinheiro nos finais de semana, principalmente nos municípios do interior do Estado e precisamente em Tarauacá. Essa falta de respeito aos seus correntistas tem acontecido permanentemente e as taxas bancárias, são cobradas, sem choro e sem vela. 

Bloqueio do FPM
Várias Prefeituras Municipais do Estado tiveram os seus recursos, referente ao Fundo de Participação Municipal bloqueados, por falta de regularização junto ao sistema de informação sobre o orçamento público em saúde. O que fazem os Secretários, Diretores, Coordenadores, DAS, FG, responsáveis por essa área?


Tarauacá de Luto
A cidade de Tarauacá amanheceu ontem, de luto, pelo falecimento do Vereador Roberto Freire - Pros, que estava no seu terceiro mandato. Em sua trajetória política, ajudou muitas pessoas, principalmente aquelas mais humildes. Solidarizo-me, com sua família, nesse momento de dor e saudade. Descanse em paz, conterrâneo e obrigado pelos serviços prestados a nossa Tarauacá.

E-mail: política na toca do coelho@gmail.com

Nenhum comentário: