16 de outubro de 2013

INCLUSÃO: Petecão garante aplicação de provas do Enem em municípios isolados

A UFAC utiliza as notas do exame como critério para acesso aos cursos de graduação
Em reunião realizada nesta terça-feira (15) com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Luis Cláudio Costa, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) solicitou que os municípios Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Santa Rosa do Purus sejam incluídos na lista de locais para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O senador apontou diversas dificuldades que alunos das regiões isoladas enfrentam com a locomoção para outras cidades.
Após a reunião, Petecão comunicou que a partir deste ano Marechal Thaumaturgo e Porto Walter serão contemplados com o exame. No próximo ano, Jordão e Santa Rosa do Purus também serão incluídos pelo INEP na lista de cidades onde as provas serão aplicadas, desobrigando os alunos de saírem de suas cidades.
O senador explicou que, em determinados casos, os estudantes precisam viajar cerca de 10 dias para chegarem ao local da prova e, então, retornarem para casa. A dificuldade se dá em razão da falta de vias, tornado o acesso possível somente por barco ou avião. No período da seca, quando o nível do rio desce, o descolamento só é permitido através de aeronaves.
Luís Costa lamentou que neste ano alguns municípios não vão receber subsídio para o transporte de estudantes até o local das provas. “Eles estão com dificuldades, alguns não podem pagar pela passagem.”, alertou Costa.
Sérgio Petecão, no entanto, disse que irá buscar apoio junto à Força Aérea Brasileira (FAB) para disponibilizar aeronaves que farão o transporte dos alunos. “Como coordenador da bancada federal do Estado, estou disposto em elaborar um documento assinado pelos três senadores e oito deputados federais do Acre para garantirmos o apoio aéreo da FAB no dia das provas.”, disse.
A medida do INEP servirá de estimulo para que mais alunos participem do exame nos municípios acreanos e que possam garantir com mais facilidade o acesso ao ensino superior.
O Enem é realizado anualmente pelo Ministério da Educação com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio em todo o país. O exame também é uma maneira de dar acesso aos alunos ao ensino superior em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). A UFAC utiliza as notas do exame como critério para acesso aos cursos de graduação.

Nenhum comentário: