22 de julho de 2013

O mito que virou espetáculo: A Saga de Yo Bá chega ao Teatro dos Nauas

O texto é baseado no mito do povo Kaxinawa do Rio Jordão, localizado no Vale do Juruá, sobre o surgimento do Santo Daime. (Foto: Edicley Araújo)
A Cia. Garatuja está em Cruzeiro do Sul para apresentar “A Saga de Yo Bá” neste sábado, 20, às 20 horas, no Teatro dos Nauas. O espetáculo faz parte do projeto Maturando as Artes Cênicas, que recebe financiamento do governo do Acre pelo Fundo Estadual de Fomento à Cultura (Funcultura), por meio do edital Cultura e Comunidade, da Fundação Elias Mansour (FEM). O texto é baseado no mito do povo Kaxinawa do Rio Jordão, localizado no Vale do Juruá, sobre o surgimento do Santo Daime.
O enredo conta a aventura do índio Yo Bá Nawa Tarani, que, após ser encantado na floresta, entra em um mundo extraordinário. (Fotos: Alexandre Noronha)
O enredo conta a aventura do índio Yo Bá Nawa Tarani, que, após ser encantado na floresta, entra em um mundo extraordinário. O rapaz passa a conviver com as cobras grandes e aprende a degustar uma bebida cuja matéria-prima é extraída de um tipo de cipó. Porém, com o passar do tempo, o seu desejo de regressar para a aldeia começa a ser alimentado pela saudade da família. Aqui, o grande diferencial da produção é o uso da linguagem contemporânea e desafiadora da dança-teatro, aliada a belos movimentos cênicos.
Em seis anos de pesquisa, o grupo percorreu aldeias, seringais e comunidades religiosas para entender o processo de construção identitária da tradição ayahuasqueira. A estreia ocorreu em junho de 2012, no Teatro Recreio, em comemoração aos 22 anos da Garatuja, e em abril deste ano houve nova temporada no Teatro de Arena do Sesc, através do Encena no Arena. “Buscamos novas linguagens para difundir a mitologia amazônica com aquilo que temos de mais rico e fantástico, a nossa história”, explica Regina Maciel, autora e diretora.
Serviço: Teatro dos Nauas – Rua do Purus, 479, João Alves –Classificação: 16 anos – Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) – A bilheteria abre às 17 horas – Contato: 9964-7724.

Nenhum comentário: