28 de julho de 2013

Acre lança Jornal “Vamos Cuidar do Acre - Acre sem Lixão”

O governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), lança o Jornal “Vamos Cuidar do Acre - Acre sem Lixão”, uma referência ao tema da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), lançada pelo governo federal, via Ministério do Meio Ambiente e que acontece de 24 a 27 outubro, em Brasília.
Mas antes, cada Estado deve realizar suas próprias conferências estaduais. O Acre já deu o pontapé inicial e vem realizando as etapas das conferências municipais de Meio Ambiente, durante os meses de junho e julho como preparação para a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, que será realizada nos dias 3 e 4 de setembro.
As conferências municipais no Acre são apoiadas pela Sema e prevem a participação, além do poder público, do meio empresarial e da sociedade civil. O tema deste ano é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, abordando como a sociedade deve buscar soluções para os graves problemas causados pela gestão inadequada dos resíduos sólidos, tanto na geração como na sua destinação final.
Santa Rosa do Purus, Porto Walter, Assis Brasil, Porto Acre, Plácido de Castro, Marechal Thaumaturgo, Feijó, Tarauacá, Jordão, Acrelândia, Mâncio Lima e Sena Madureira já realizaram suas conferências. Esses municípios já executaram seus fóruns para discutir as questões locais, elaboraram propostas e elegeram delegados para a Conferência Estadual.
Amanhã, 24, é a vez de Bujari realizar sua conferência. Na quinta-feira, 25, e na sexta-feira, 26, as conferências acontecem em Senador Guiomard e Manoel Urbano, respectivamente. Em Rio Branco, o evento ocorre nos dias 31 de julho e 1º de agosto.
O que é o Jornal “Acre sem Lixão”
A 1ª edição do Jornal Acre Sem Lixão traz informações com linguagem simples e acessível para a comunidade, gestores públicos, associações de catadores e setor privado, objetivando difundir os principais fundamentos da política nacional de resíduos sólidos e sua interface com a política estadual, dentre outros assuntos importantes que podem subsidiar os municípios na discussão e apresentação de propostas.

O jornal traz informações sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os planos de Gestão de Resíduos, como funciona um aterro sanitário, sobre a Comissão Organizadora Estadual (COE). E fala também sobre a Logística Reversa, o Projeto CATAR e a campanha “Reduzindo Impactos Ambientais na Conferência Estadual”, sugerindo que as pessoas doem sacolas e bolsas para serem reutilizadas na IV CEMA.

Nenhum comentário: