2 de julho de 2013

ACRE: PRONACAMPO ABRE 580 VAGAS PARA CURSOS NO ESTADO

Atenção moradores das comunidades rurais do Acre. Estão abertas até o próximo dia 08 de julho inscrições para cursos de formação inicial e continuada de 200 horas em diversas áreas pelo Programa Nacional de Educação do Campo - Pronacampo. São 580 vagas totalmente gratuitas.
Confira os cursos por regionais:
Baixo Acre
Para os agricultores familiares de Rio Branco estão sendo oferecidos cursos de Agente Ambiental de Resíduos Sólidos, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas e Preparador de Pescado. Em Capixaba os cursos de Agricultor Familiar e Auxiliar Técnico em Agropecuária. E em Porto Acre de Agricultor Familiar.
Alto Acre
Em Xapuri acontecerão os cursos de Operador de Usina de Compostagem, Agricultor Familiar, Auxiliar Técnico em Agropecuária e Piscicultor.
Vale do Juruá
Em Cruzeiro do Sul são oferecidas vagas para os cursos de Criador de Peixes em Viveiros Escavados. Em Feijó de Agricultor Familiar. E, em Mâncio Lima e Rodrigues Alves, serão formadas turmas para o curso de Piscicultor.
Tarauacá/Envira
Em Tarauacá está sendo oferecido o curso de Agricultor Familiar.
Vale do Purus
Em Sena Madureira estão abertas vagas para os cursos de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas e Bovinocultor de Leite.
Quem pode participar
Para participar o interessado dever ter mais de 16 anos, ter o primeiro ciclo do ensino fundamental e morar no campo. Para o curso de Operador de Máquina e Implementos Agrícolas a idade mínima é de 18 anos.
Inscrições
Procure o escritório local da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – SEAPROF do seu município até o dia 08 de julho, de segunda a sexta, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h para fazer sua pré-inscrição.
Leve consigo os seguintes documentos: declaração de que cursou o primeiro ciclo do ensino fundamental, cópia dos documentos pessoais: CPF e RG e um comprovante de endereço rural.
O candidato só poderá se inscrever em apenas um dos cursos ofertados.
Seleção
Após a pré-inscrição, os agentes da SEAPROF irão encaminhar os documentos para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (demandante dos cursos). A seleção dos participantes será feita através de um sorteio público que acontecerá no dia 10 de julho, às 9 horas, na sede do MDA/INCRA em Rio Branco.
Os participantes podem ficar tranquilos que a participação no ato do sorteio não é obrigatória e o resultado será divulgado pelo site do MDA e será colocado nos murais das unidades da SEAPROF a partir do dia 17.
O MDA é também responsável para colocar os dados de pré-matrícula, inserindo os dados dos inscritos no sistema informatizado do Ministério da Educação do Pronacampo.
Matrículas
Após a seleção, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC (ofertante dos cursos) irá fazer uma chamada para que os selecionados confirmem suas matrículas. Também não há custos para se matricular e nem para fazer os cursos.
Início das aulas
As aulas dos cursos do segundo bloco do Pronacampo no Acre terão início a partir do dia 26 de Julho de 2013.
Visando atender as comunidades rurais, os parceiros estão buscando viabilizar que as aulas aconteçam na zona rural e de forma concentrada nos fins de semana (sexta e sábado o dia inteiro e domingo pela manhã).
Os alunos receberão do IFAC uma farda (camiseta) e terão auxílios (bolsas) para ajudar com o transporte e alimentação.
Promoção
O Programa Nacional de Educação do Campo – Pronacampo é uma promoção do Governo Federal através dos Ministério da Educação e do Desenvolvimento Agrário.
No Estado do Acre as demandas são lideradas pela delegacia do MDA em parceria com a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – SEAPROF e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.

Os cursos são ministrados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC.
Assessoria IFAC

Nenhum comentário: