30 de julho de 2013

ACRE: Greve dos professores acaba e aulas voltam ao normal nesta terça-feira; Jordão e outros municípios não aderiram à greve

Imagem ilustrativa (Kézio Araújo/ Fala Jordão)
Deflagrada há 34 dias, a greve dos professores do Estado do Acre acabou-se na manhã desta segunda-feira, 29, por meio da decisão tomada entre os Sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac) e dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac), fazendo com que a categoria retome suas atividades nesta terça-feira, 30 de julho. 
A greve veio perdendo força ao longo da última semana, fato demonstrado na última sexta-feira, 26, quando as escolas de Cruzeiro do Sul voltaram com suas atividades. A maior concentração foi em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, tendo a negociação sindical atingindo seu ápice na capital, que decidiu na assembleia geral de hoje aceitar o que estava sendo negociado pela categoria.
A principal dificuldade encontrada nas negociações estava no reajuste salarial exigido pela categoria para este ano, e que, desde o começo das propostas feitas pelo governo, não seria possível atender em virtude da limitação econômica que surgiu da crise financeira de 2012.
Em Rio Branco, que conta com 83 escolas da rede estadual pública de ensino, 28 escolas (cerca de 34% das instituições de ensino) ainda se encontravam em greve na semana passada, sete retomaram suas atividades nesta segunda-feira, 29, e as seis restantes voltam a partir desta terça-feira, 30.
Entre as propostas para implementação em 2014, estão o reenquadramento de professores, servidores de apoio e técnico-administrativos, e a aplicação da nova estrutura de carreira e respectiva tabela salarial para professores e servidores não-docentes (apoio e técnicos).
O governo do Estado também reafirmou o compromisso de realizar concurso público para 2,5 mil vagas de professores e mil vagas para servidores não docentes, a ser realizado ainda este ano.

Nos demais municípios, muitas instituições e professores não aderiram à greve, entre eles Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Santa Rosa, Tarauacá e Xapuri, ou seja, mais da metade dos municípios acreanos.
Assessoria SEE

Nenhum comentário: