24 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014/PESQUISA: Ibope: Dilma tem 38%; Marina, 29%; e Aécio, 19%

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT)permanece na liderança da corrida presidencial, com 38% das intenções de voto. A ex-senadora Marina Silva (PSB) aparece em segundo lugar, com 29%. O senador Aécio Neves (PSDB) é o terceiro colocado, com 19%.
O Pastor Everaldo Pereira (PSC) tem 1%. Os outros sete candidatos não atingiram 1%. Somados, eles chegam a 2%. A proporção de eleitores dispostos a votar em branco ou anular é de 7%, e a de indecisos é de 5%. 
Na última pesquisa Ibope, divulgada na terça passada (16), Dilma tinha 36%; Marina, 30%; e Aécio, 19%. Ou seja, em uma semana, a presidente oscilou dois pontos para cima, a candidata do PSB oscilou um ponto para baixo e o tucano se manteve estável. As variações das duas primeiras estão dentro da margem de erro dos levantamentos, que é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
O resultado de hoje confirma a tendência de realização de segundo turno já que a primeira colocada não tem mais do que a soma dos demais candidatos.
O Ibope testou três cenários de segundo turno. No confronto entre Dilma e Marina simulado pelo instituto, a petista e a ex-senadora estão empatadas, com 41%. São 12% de votos brancos ou nulos e 6% de indecisos. No levantamento anterior, Marina aparecia com 43%, contra 40% de Dilma, em uma situação de empate técnico.
Contra Aécio, a petista venceria por 46% a 35%, com 13% de brancos e nulos e 7% de indecisos.
No terceiro cenário, Marina ganharia do tucano por 44% a 31%, com 16% de brancos e nulos e 9% de indecisos.
Rejeição e avaliação de governo
A presidente permanece como a candidata mais rejeitada, com 31% de eleitores que dizem não votar nela de jeito nenhum – eram 32% na última pesquisa. A taxa de rejeição de Marina é de 17% -- estava em 14% há uma semana -- enquanto a de Aécio permanece em 19%.
O Ibope também mediu a avaliação do governo Dilma. A proporção de eleitores que consideram a gestão ótima ou boa passou de 37% para 39%. A parcela que avalia a administração como regular se manteve em 33%. E a fatia dos que entendem que o governo é ruim ou péssimo ficou estável em 28%.
O instituto entrevistou 3.010 eleitores entre sábado (20) e ontem (22). Contratada pela "TV Globo" e pelo jornal "O Estado de S.Paulo", a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00755/2014.

Do UOL, em São Paulo

Nenhum comentário: