30 de setembro de 2013

JORDÃO: Agricultor é preso acusado de abusar sexualmente da própria filha

Segundo denúncias,  a criança sofria abuso desde os 9 anos de idade. (Foto ilustrativa)

A ação conjunta das Polícias Militar e Civil levaram à prisão em flagrante do agricultor Rodiner Oliveira, 31 anos, conhecido popularmente como “Tingo”.
A prisão ocorreu na ultima sexta-feira, 27, após ameaças de morte contra sua companheira, Terezinha dos Santos Albuquerque, 32 anos, e ainda contra sua própria filha, Z.A.O, de apenas 14 anos.
A menor havia fugido de casa e não queria retornar, motivo pelo qual evidenciou o crime de abuso sexual, conforme denúncia posteriormente oferecida por familiares. Segundo relatos,  a criança sofria abuso desde os 9 anos de idade.
“Tingo” foi encaminhado à Delegacia de Polícia e está à disposição do Agente Adauto Barbosa Amorim. Na terça-feira, será conduzido ao Presídio Moacyr Prado, em Tarauacá, onde responderá aos crimes de ameaça de morte (art. 147 Código Penal Brasileiro), estupro (Art. 217-A do Código Penal Brasileiro), e ainda poderá ser enquadrado na Lei Maria da Penha.
Kézio Araújo do Blogger Fala Jordão, com informações da Delegacia de Polícia Civil.

27 de setembro de 2013

JORDÃO: PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO ATRAI ALUNOS PARA O AMBIENTE ESCOLAR

Muitas brincadeiras e um grande sorriso no rosto dos pequenos estudantes da Escola Manoel Rodrigues de Farias, demonstram a aceitação e o interesse pelas atividades do Programa Mais Educação.
Implantado recentemente no município de Jordão, o programa oferece atividades de promoção à saúde, Jogos de recreação, esporte, Lazer e Acompanhamento Pedagógico, visando melhorar o ambiente escolar. Todas as ações são acompanhadas e orientadas por monitores.
A Gestora da Escola Manoel Rodrigues de Farias, Maria Marisanta Marinho de Farias, informou que as ações têm grande aceitação e estão gerando bons resultados, sendo realizadas diariamente em contra-turno com o horário regular de ensino. “As crianças estão mais familiarizadas com a escola e demonstrando comportamento mais adequado”, declarou a gestora, reconhecendo a carência de atividades de lazer no município.
Marisanta informou ainda, que estará alocando parte de recursos do Projeto para a construção de uma quadra de areia, espaço que irá auxiliar a desenvolver atividades.
Kézio Araújo do Blog Fala Jordão.

 



JORDÃO: Governo Municipal Sanciona Lei que Estabelece a Execução do Hino Nacional e Acriano nas Escolas Municipais

Em sua página oficial no Facebook, o vereador Abel Ximenes (PCdoB) comemorou a lei sancionada. (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)

Foi sancionada pelo o Governo Municipal no dia 18 de setembro, a Lei de Nº 051/2013 que Estabelece a Obrigatoriedade da Execução do Hino Nacional e Acriano nos Estabelecimentos Municipais de ensino, para os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
A Hora Cívica nas escolas fica a critério dos dirigentes escolares. Como horário de início ou término das aulas e dia da semana, cuja preferência tem será às sextas-feiras. Cada escola vai estabelecer sua periodicidade, de acordo com seus padrões.
O projeto de lei nº 015/2013 é de autoria do vereador Abel Ximenes (PCdoB), e foi aprovado com unanimidade no dia 16 deste mês.
“A proposta da nova lei é incentivar o civismo nas escolas municipais de Jordão por meio da prática reiterada da execução do Hino Nacional e Acriano”, destaca o vereador.
Kézio Araújo do Blog Fala Jordão.
Confira abaixo a Lei nº 051/2013 (clique na imagem para ampliar)

JORDÃO: Macaxeira poderá gerar renda e energia elétrica ao município

Equipe da Eletrobrás e do governo do Estado reunidos para falar sobre a geração de energia em cidades isoladas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A macaxeira – raiz tão apreciada na mesa do acriano e que movimenta milhões de reais todos os anos por meio da produção de farinha – vai ganhar outra função, igualmente nobre. Municípios isolados do Acre (Jordão, Santa Rosa, Marechal Taumaturgo e Porto Walter) poderão ter usinas de beneficiamento para produção de energia através do etanol da macaxeira. Nesta quinta-feira, 26/09, o governador Tião Viana se reuniu com a equipe da Eletrobrás para definir os próximos passos deste projeto.
Segundo o diretor de Operações da Eletrobrás, Joaquim Rolim, o estudo de viabilidade técnica e econômica será revisado, com base na opção do etanol de mandioca. O esboço será apresentado à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), junto com o governador Tião Viana, que vai defender a proposta.
“Os estudos vão definir a viabilidade de produzir o álcool a partir da macaxeira nestes municípios, além das questões técnicas que envolvem a produção de energia. Nós acreditamos que é viável e estamos otimistas com essa possibilidade. Hoje o projeto é para atender a demanda com óleo diesel. Em termos de preço ambos são similares, mas a energia produzida a partir da macaxeira traz ganhos para a comunidade, que passa a ter renda e uma fonte de energia limpa”, explicou Danilo Klein, gerente de Serviços da Eletrobrás.
O governador Tião Viana está bastante otimista com a possibilidade e acredita que será possível fazer um leilão para iniciar a atividade em novembro. “Isso será uma revolução para as comunidades, que passarão a ter uma fonte de renda contínua com o plantio da macaxeira. No Jordão serão plantados 700 hectares, por exemplo, além do que já é plantado para o consumo alimentício”, explicou.
Os primeiros estudos para a produção de etanol a partir da mandioca foram feitos nas décadas de 1970 e 1980, mas a baixa produtividade da raiz na época não ofereceu segurança para a continuidade dos projetos. Hoje, com as novas tecnologias de produção, a nova fonte de energia passa a ser viável. A mandioca não exige mecanização complexa e é uma cultura que não requer grandes investimentos. “Hoje já  existe um tratorzinho que faz em duas horas o trabalho que um homem levaria duas semanas para fazer. Acreditamos que o manejo da cultura será bem mais rápido e facilitado”, disse o governador.
“Além de ser uma fonte de energia limpa, ao contrário do diesel, é uma energia que pode elevar o nível de desenvolvimento da comunidade, com a distribuição de renda. Do ponto de vista técnico já tem solução e do ponto de vista da viabilidade técnica também”, disse o secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães.
Edvaldo explicou que o desafio agora é aprovar o termo de referência do edital para realizar o leilão. “Já temos várias empresas interessadas no negócio. Foi uma reunião vitoriosa porque a Eletrobrás chegou ao entendimento de que gerar energia a partir da macaxeira nos municípios isolados é possível”, comentou

Da Agência de Notícias do Acre.

26 de setembro de 2013

JORDÃO: VEREADORA DO PMDB FAZ DURAS CRÍTICAS AO GOVERNO MUNICIPAL

Vereadora Zeina Menezes (Foto: Reprodução facebook)
A vereadora Zeina Menezes (PMDB), de Jordão tem denunciado constantemente a administração do prefeito Élson Farias (PCdoB), na tribuna do parlamento jordanense por discriminar os povos indígenas, atrasar salário dos prestadores de serviço, atrasar o pagamento das férias dos funcionários da educação e o fechamento do Mercado público nos finais de semanas e feriados.
A Líder do PMDB na Câmara fez as seguintes denúncias nas ultimas sessões:
1 - Existem funcionários prestadores de serviço que não recebem há quatro meses;
2 - As escolas indígenas que construíram foram com madeira bruta (sem beneficiar as tábuas), enquanto dos não indígenas são escolas padrões (com tábuas beneficiadas);
3 - As férias dos funcionários do quadro da educação deveriam ter sido pagas em junho, porém, estamos no final de setembro e sequer se houve falar em pagamento;
4 - O prefeito mandou fechar o Mercado Público nos feriados e finais de semanas, alegando que não tem como pagar hora extra. Zeina contesta a alegação do Comunista, afirmando que o Mercado dispõe de três magarefes do quadro permanente, com carga horária de quarenta horas semanais, o que poderia muito bem ser feito uma escala. Essa medida tem prejudicado os munícipes, pois, são obrigados a comprarem carnes nos açougues a preço exorbitante.
Zeina já denunciou o gestor ao Ministério Público, por omitir informações do legislativo, principalmente quando a solicitação parte de seu gabinete.  Não será nenhuma surpresa que ele venha usar da mesma tática novamente para obter as informações, que se faz necessário para fiscalizar e propor soluções ao governo.
A parlamentar tem dito na tribuna que suas críticas não têm motivos pessoais, no entanto, é dever dela enquanto legisladora, fiscalizar o executivo, propor soluções, independentemente se é oposição ou situação. "É tão verdadeira minha colocação, que fui a Rio Branco buscar emendas parlamentares para melhorar nossa cidade".
O Prefeito Elson Farias, tão logo que assumiu a prefeitura extinguiu o uso da sacola no mercado, alegando que o órgão não arrecadava o suficiente para manter tal prática, também era uma forma de diminuir o lixo.
Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Jordão para ouvirmos a versão, no entanto, não conseguimos êxito. Contudo, fica o espaço aberto para os devidos esclarecimentos.

Leandro Matthaus do Blog Tarauacá Agora.

JORDÃO: IFAC oferecerá Cursos Técnicos e Superiores ao município

A equipe do IFAC se reuniu com o Governo Municipal e Vereadores (Foto: Assecom PMJ)
A Equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência, e tecnologia do Acre (IFAC), foi recebida pelo o Governo Municipal para discutir assuntos referentes à oferta de cursos técnico e superiores no município.
A visita da equipe ao município é a garantia  de que o instituto pretende ficar por muitos anos no município. O IFAC fez apenas duas exigências a gestão: Um espaço físico com garantia de uso e pessoal qualificado para ministrar as aulas.
A secretária de educação ficou incumbida de realizar um levantamento do quantitativo de pessoas formadas por áreas de atuação e repassar ao Instituto. Segundo o IFAC, a oferta inicial de cursos superiores e técnicos obedecerá a quantidade de pessoas qualificadas, de acordo com atuação desses profissionais.
Além dos secretários municipais, estiveram presentes ainda os vereadores, Abel Ximenes, Rosenildo Melo (Doda), Oricélio Farias (Guedes), Rosaldo Saraiva e Manoel dos Santos (Vavá), todos se dispuseram a colaborar no que for possível para que a implantação dos cursos se concretize.
À noite haverá uma ampla reunião com a comunidade no Centro de Cultura e Florestania.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jordão

JORDÃO: Brotam novos conceitos e valorização da comunicação

O Radialista Mauro Brito, apresentador do Programa Espaço Comunitáriocertamente o maior ambiente popular, que permite com que pessoas de todos os segmentos da sociedade manifestem sentimentos positivos ou negativos sobre os diversos serviços apresentados à comunidade, resolveu incentivar a nova geração da comunicação no município, os locutores Railton Nobre e Jéssica Braga.
Os jovens estão destacando-se nas ondas do rádio, por estarem diariamente levando muita informação e entretenimento à população através de seus programas. Tudo de forma voluntária.
Mauro buscou apoios com empresários e parceiros e embarcou com os dois jovens locutores em uma viajem à cidade de Tarauacá - Acre, onde terão um final de semana de lazer e atividades no ramo da comunicação.
O Blogger Fala Jordão parabeniza a iniciativa do radialista, e a todos os apoiadores.
Kézio Araújo do Blog Fala Jordão

JORDÃO: Profissionais da Saúde realizam Monitoramento Rápido de Campanha

No dia 21 de Setembro (Sábado), profissionais de Saúde realizaram o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal na Zona Urbana do Município de Jordão, com o objetivo de avaliar coberturas das vacinas Pneumocócica e Meningocócica C conjugada (Meningo C) em crianças de seis meses a quatro anos onze meses e vinte e nove dias.
A escolha das crianças foi aleatória. Cada Agente Comunitário de Saúde, juntamente com o técnico de Enfermagem, visitou domicílios de suas microáreas de abrangência buscando averiguar, através da Caderneta de Vacinação da Criança, o Esquema Vacinal da mesma, identificando e vacinando não vacinados, iniciando, continuando ou completando esquema vacinal com o intuito de melhorar a cobertura vacinal e a homogeneidade de coberturas para estas vacinas e aumentar a imunidade da população, visando reduzir a incidência de infecções preveníveis. 
Ao término do Monitoramento, constatou-se que praticamente todas as crianças visitadas estavam com as vacinas em dia, constituindo um exímio indicador para o município, uma vez que demonstra a preocupação dos pais e responsáveis com a Prevenção de várias doenças em seus filhos. 

25 de setembro de 2013

NOVO INFORMATIVO DA CIDADE - BLOG JORDÃO EM FOCO

No ultimo final de semana, entre os dias 20 e 21 de Setembro, a Secretaria Municipal de Educação de Jordão, representada pela Secretária Municipal de Educação Meire Sérgio, juntamente com sua equipe de trabalho, fizeram um “mutirão”, um verdadeiro “arrastão da educação”, onde foi realizado o ato solene de inauguração de duas escolas indígenas: Escola Francisco Félix na Aldeia Flor da Mata e Escola Seja Bem Vindo, na Aldeia Nova União, além de um Júri Simulado na Escola Santa Maria Anexa, comunidade Manaus e visita para averiguação da qualidade do ensino aprendizagem da Escola Ataliba Ximenes, da Comunidade Novo Porto, Rio Murú.
Participaram dos atos, além das comunidades, o Prefeito Élson Farias, Vereadores Doda, Francisco Sereno, Abel Ximenes, Chicão, entre outras figuras ilustres de nosso município. Demonstrando compromisso com os povos indígenas e comunidades rurais.
Confira mais imagens e a matéria completa no Blog Jordão em Foco.

JORDÃO: Governo Municipal é convidado pelo ICMBio para participar da Elaboração do Plano de Manejo da Reserva Extrativista

O Prefeito Élson Farias se reuniu com o presidente da Associação da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá (ASAREAT), Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR/JD) e Instituto Chico Mendes (ICMBio), para discutir o plano de manejo da Resex.
Plano de Manejo é um projeto dinâmico que determina o zoneamento de uma unidade de conservação, caracterizando cada uma de suas zonas e propondo seu desenvolvimento físico, de acordo com suas finalidades. Estabelece, desta forma, diretrizes básicas para o manejo da Unidade.
O objetivo deste roteiro é estabelecer uma metodologia mais flexível e dinâmica que permita iniciar o processo de planejamento em um maior número de unidades de conservação, proporcionando a estas um instrumento que irá progressivamente evoluindo em conhecimento e ações.
O intuito da reunião com o ICMBio, foi de convidar o Governo Municipal para participar dos debates do plano de manejo, opinando sobre como conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental, melhorando assim a vida do homem do campo e também da cidade.

JORDÃO ESTÁ INCLUÍDO: Seis dos municípios mais pobres do país não aderem ao Mais Médicos

jordão (Foto: Arte/G1)
Falha: Em Jordão, no Acre, também houve problema na inscrição, segundo o secretário de Saúde, Antonio Cleidinei da Silva Castro. No município, 58% dos domicílios não tem acesso a energia elétrica e quase 70% está na linha da pobreza.
“Mandei vários e-mails. Tenho até número de protocolo. Foi um problema no ministério, liguei no 136, mas até agora nada. Aqui a internet, telefone, é muito ruim. Mas vamos tentar entrar na próxima chamada”, afirma Castro.
Segundo o secretário, há postos de atendimento suficientes, mas o salário de R$ 8 mil, pagos pelo município, não atrai os profissionais. “Precisamos de dois médicos. Temos dois, mas um pediu aviso prévio. Eles falam que têm propostas maiores em outros municípios. A gente fica dependendo de favor deles”, diz.
São 6.577 habitantes, mais da metade na zona rural. “Nossa esperança é conseguir aderir por pelo menos mais um médico. Se não der certo na próxima, tem que correr atrás. Se não convencer, procura outro. Não pode é parar o serviço”, afirma o secretário, que vai tentar nova inscrição na próxima fase.
Para os gestores, seria preciso uma contrapartida maior para que mais médicos pudessem ser contratados. “Nossas unidades estão sendo reformadas com recurso do Ministério da Saúde, mas ainda é muito pouco para ter medicamento, equipamentos. O programa não resolve. É uma medida emergencial que precisa ser complementada com outras ações, em curto médio e longo prazo”, avalia Junior.

"Já foram investidos R$ 22,3 milhões para obras em 95 unidades de saúde e R$ 6,8 milhões para compra de equipamentos para 91 unidades. Também foram aplicados R$ 5,9 milhões para construção de 3 UPAs e R$ 70,1 milhões para reforma/construção de 18 hospitais", diz o Ministério da Saúde.
Conheça os outros municípios que não aderiram ao Programa Mais Médicos. Clique aqui e veja a matéria completa no G1.

JORDÃO: IFAC convida a comunidade para Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional

O Reitor Pro Tempore do Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do Acre (IFAC), Prof. Breno Carrillo Silveira, convida toda a comunidade para participar da Oficina de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para o período de 2014-2018.
Data: 26 de setembro de 2013.
Horário: 19h00min

Local: Auditório do Centro de Cultura e Florestania

TARAUACÁ: Decisão parcial do TRE cassa Rodrigo Damasceno e Chagas Batista

Decisão parcial do TRE cassa Rodrigo Damasceno e Chagas Batista
A corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se reuniu no início da noite de terça-feira (24), para julgar o processo de cassação do prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT) e de seu vice, Chagas Batista (PCdoB). O resultado parcial da votação dos juízes cassa a chapa majoritária da Frente Popular.
Por dois votos, a Corte do TRE acatou o processo impetrado pela coligação “Tarauacá em boas mãos”, que tinha como candidata a ex-prefeita Marilete Vitorino (PSD). O Juiz relator Lóis Carlos Arruda votou pelo provimento do recurso cassando o diploma de Rodrigo Damasceno e Chagas Batista.
A Juíza Alexandrina Melo, acompanhou o voto do relator. O desembargador Samuel Evangelista pediu vistas e adiou a sentença. A decisão parcial do TRE torna Damasceno e Batista inelegíveis por 8 anos. Os dois foram condenados ainda a pagar multa de 20 mil Unidade Fiscal de Referência (Ufir).
Persistindo a decisão do TRE, novas eleições serão convocadas, já que a chapa representada pelo petista Rodrigo Damasceno alcançou mais dos 50% dos votos nas eleições do ano passado. Sem a nomeação dos representante do MPF e da OAB na corte do TRE, resta apenas o voto de Samuel Evangelista.
O presidente do TRE, desembargador Adair Longuni votaria apenas se houvesse empate. Rodrigo Damasceno é acusado de captação lítica de sufrágio. No dia da eleição uma caminhonete foi apreendida com sacolões e propaganda política do petista. Dois homens também foram presos na ocasião. O processo contra a chapa petista tramita em segredo de Justiça.
Ray Melo, da Redação AC24Horas.

24 de setembro de 2013

JORDÃO: TÉCNICO GARANTE QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA NO MUNICÍPIO

O técnico destacou que a água está chegando com qualidade nas casas das famílias jordanenses (Foto: Blog do Dr. Barnaby Luis)

Na ultima sexta-feira, 20 de Setembro de 2013, o Técnico responsável pelo VIGIÁGUA Municipal, Francisco Matos, esteve na Rádio Comunitária de Jordão prestando informações à Comunidade sobre a qualidade da água para o consumo humano.
O consumo de água segura é de importância fundamental para a qualidade de vida e de proteção contra as doenças, sobretudo aquelas evitáveis.
A vigilância da qualidade da água para consumo humano consiste em um conjunto de ações a serem adotadas pelas autoridades de saúde pública objetivando garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.
A avaliação dos riscos à saúde, representada pela água utilizada para consumo humano também constitui uma premissa da vigilância da qualidade hídrica.
As atividades da vigilância de Jordão são rotineiras e preventivas, a fim de garantir a redução das enfermidades transmitidas pela água de consumo humano.
Com informações do Blog do Dr. Barnaby Luis.

IMAGEM DO DIA: IGARAPÉ JOÃO DOS SANTOS "ANGELIM"

Igarapé João dos Santos "Angelim" - Ramal da Integração à Comunidade Novo Porto (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão.

Fotografar também é arte, focar detalhes ignorados por muitos, mas que não passam por despercebidos em nossas lentes.
Apresento mais um pouco de nossas belezas naturais, o igarapé João dos Santos, conhecido como "Angelim", no ramal da integração de Jordão à Comunidade Novo Porto, Rio Murú.

Água fria e potável que sacia tanto a sede de pessoas que cruzam o ramal, como também de animais selvagens que por ali vivem.

JORDÃO: Atividades Esportivas marcam Inaugurações de Escolas Indígenas

A Diretoria Municipal de Esporte de Jordão deslocou-se na ultima quinta-feira (19) para as comunidades indígenas, Flor da Mata e Nova união, com o objetivo de realizar atividades esportivas nas inaugurações dos novos prédios escolares.

Foram realizados torneios de futebol masculino e feminino. Confira mais imagens e informações no Blog da Diretoria de Esportes.

23 de setembro de 2013

JORDÃO: Governo Municipal Inaugura duas Escolas Indígenas

Na ultima sexta-feira (20) e no sábado (21), o Prefeito Élson Farias juntamente com a Secretária de Educação, Meire Sérgio e sua equipe, estiveram na aldeia Flor da Mata e  Nova União no Rio Tarauacá, realizando a inauguração de duas escolas construídas com recursos próprios.
Na Aldeia Flor da Mata a Escola foi denominada como Escola Francisco Félix homenageando Francisco Sales, que foi um cidadão indígena nascido sob os cuidados de  um senhor não indígena por nome Francisco Félix, que após o nascimento da criança resolveu dar seu nome ao menino, que era o pai do Professor Norberto Sales.
Na Aldeia Nova Aliança foi inaugurada no sábado pela manhã, a Escola Seja Bem Vindo.  Lideranças de ambas as aldeias disseram estarem felizes, pois nunca tinham tido a oportunidade de estudar ou trabalhar numa escola como a que receberam, que embora  simples, mas trazendo dignidade aos alunos que antes estudavam sentados no chão com cadernos sobre as pernas.
Na oportunidade as comunidades indígenas ainda contaram a presença da Diretoria de Esportes que realizou torneios de futebol deixando-os ainda mais satisfeitos com atual gestão.
Além disso, a equipe de saúde indígena coincidentemente também estava no local realizando atendimento.
Fonte: Assecom PMJ

REGISTRO: HOJE É O ANIVERSÁRIO DO PAULO SÉRGIO

JORDÃO: Município receberá R$ 45 mil para intensificar ações de combate a desnutrição infantil

O governo federal autorizou a transferência de recursos aos municípios acreanos de – Assis Brasil, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus – para intensificar ações de combate a desnutrição infantil.
As ações fazem parte das metas do governo federal para 2013. Os recursos variam de acordo com o número de moradores. Segundo a portaria de Nº 1.065, os municípios de Assis Brasil, Jordão, Porto Walter, Santa Rosa Do Purus receberão cada R$ 45 mil e os municípios de Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves R$ 60 mil.
A portaria beneficia os municípios com maior prevalência de déficit de crianças menores de cinco anos desnutridas.  As crianças fazem parte do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) condicionadas ao Programa Bolsa Família.
O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas para a transferência dos valores constantes aos Fundos Municipais de Saúde dos respectivos municípios, em parcela única anual. Os recursos orçamentários correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, como parte integrante do Bloco de Financiamento de Gestão do SUS, componente para implantação de ações e serviços de saúde, no valor total de R$ 11 milhões de reais.
Com informações do AC24HorasClique AQUI para acessar a Portaria no Blog Jordão AC.

JORDÃO: Animais continuam soltos nas ruas causando transtornos à população

Moradores do Bairro Lindolfo Matheus "Bairro Novo" sãos os principais afetados (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)

As reclamações sobre animais soltos nas ruas da cidade foi o principal tema debatido no Programa Espaço Comunitário, da Rádio FM Cultural de Jordão na manhã da ultima sexta-feira, 20.
Como se o problema com os cães não fosse suficiente, a situação está se agravando com o gado nas ruas da cidade, trazendo prejuízos incalculáveis à população.
"Eles quebram encanações, comem roupas do varal, destroem pequenas plantações, entre outros problemas", reclamam populares.
Recentemente um cavalo causou um acidente que poderia ter sido fatal, o animal foi amarrado com uma longa corda a uma estrutura próxima da rua de acesso ao Bairro Sueiro Sales, ao movimentar-se para o lado oposto, a corda ficou estendida na via, causando a queda de um jovem que conduzia uma motocicleta, que por vir em baixa velocidade, teve uma queda leve e saiu ileso. A motocicleta teve várias peças quebradas, mas o proprietário do veículo informou que está havendo um acordo para os devidos reparos.
O agente Adauto Barbosa, responsável pela Delegacia de Polícia Civil de Jordão, declarou que recebe diariamente inúmeras reclamações sobre o problema, e que recentemente chegou um abaixo assinado de moradores do Bairro Lindolfo Matheus (Bairro Novo), mostrando indignação com a situação e cobrando uma solução.
"Existe uma lei e vamos executá-la, todos os bois que forem encontrados no perímetro urbano serão abatidos e doados às famílias de baixa renda" concluiu o Delegado.
Kézio Araújo do Blog Fala Jordão.

22 de setembro de 2013

ACRE: Nova frente fria deve chegar ao Estado na segunda-feira (23), diz meteorologista

'Todos os municípios ficarão propícios a fortes temporais', diz Davi Friale. Temperatura deve variar entre 14° C e 16° C na capital.
O calor dos últimos dias predominou no Acre deve ceder lugar a uma nova frente fria a partir da próxima segunda-feira (23). Essa é a previsão do meteorologista Davi Friale, que alerta ainda para a possibilidade de temporais em todo o estado.
Segundo Friale o tempo deve mudar na tarde da segunda-feira, com ocorrência de chuvas intensas e ventos muito fortes.
"Essa frente fria vai ser de moderada a forte e vamos ter terça, quarta e quinta-feira com temperaturas entre 14° C e 16° C em Rio Branco e na maior parte do Acre", explica.
O pesquisador diz ainda que até este domingo (22) a umidade relativa do ar deve variar entre 35 e 45% e aumentar com a aproximação da frente fria.
"Todos os municípios ficarão propícios a fortes temporais. Os ventos devem chegar na segunda-feira 70 ou 80 km/h", ressalta.
Fonte: G1

21 de setembro de 2013

JORDÃO: Vereadora do PMDB vai a Rio Branco buscar emendas para o município

As emendas apresentadas somam R$ 600.000,00. (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)

A Vereadora Zeina Melo (PMDB/Jordão) é certamente a parlamentar de oposição mais atuante do município, tanto no firme debate de interesse da população, quanto na busca de recursos para o município.
Zeina está se destacando no plenário pelas suas ações e debates calorosos com o líder do governo, e não mais pela a figura aliada de seu esposo, o ex-prefeito do município, Esperidião Júnior.
A vereadora não se conteve apenas com projetos pequenos, com recursos da surrada prefeitura do município, e ousou buscar emendas em Rio Branco, com deputados de seu partido, conforme publicação em sua página oficial no Facebook.
A ação demonstra que a oposição do governo tem interesse em contribuir para o desenvolvimento do município, e não somente atrapalhar ou barganhar como em tempos passados.
As emendas somam o valor de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), se liberadas beneficiarão a saúde com aquisição de caminhonetes e motocicletas, e famílias de baixa renda com casas populares.
Confira o conteúdo publicado na página oficial da vereadora:
Estive viajando para Rio Branco-Ac, nos dias 13, 14 e 15 de Setembro, a serviço da Câmara Municipal de Jordão, onde tratei em audiência com os DEPUTADOS: FLAVIANO MELO (PMDB) e MÁRCIO BITTAR (PSDB), sobre a liberação de emendas parlamentares para o nosso Jordão, na ocasião, recebi de ambos em audiências separadas de que as minhas reivindicações serão atendidas, nas áreas de Saúde e habitação, más para isso, faz se necessário que a PREFEITURA de JORDÃO, saia da INADIMPLÊNCIA  porque isso inviabiliza a liberação dos recursos alocados nas referidas emendas.
Tive a oportunidade de entregar ao Deputado Flaviano Melo, documento da Secretaria Municipal de Saúde, contendo as necessidades mais urgentes daquela Secretaria, documento que solicitei ao Secretário Municipal Cleidinei Teixeira, que elaborasse, no valor de RS 200.000,00 duzentos mil reais, para comprar uma camionete, duas motocicletas Honda e uma carroça Adaptável para motocicletas, que ajudarão no atendimento de saúde, tanto Urbano quanto Rural, principalmente no socorro aos moradores mais pobres da zona rural.
Na Audiência com o meu compadre o Deputado Marcio Bittar, pedi, R$ 400.000.00 quatrocentos mil reais, para a construção de CASAS POPULARES para a população de baixa renda.
Como Parlamentar tenho, procurado desempenhar minha função, tomando os cuidados necessários para ajudar a Administração, apresentando idéias, sugestões e projetos, más também tenho agido com firmeza na fiscalização dos recursos públicos, e para isso tenho contado com o apoio não apenas dos demais colegas Vereadores, más, também com o importante apoio do MINISTÉRIO PÚBLICO.
Kézio Araújo do Blog Fala Jordão.

Fotos: Arquivo pessoal da vereadora