24 de janeiro de 2013

JORDÃO: Aparecimento de sementes em abacaxi surpreende populares

Na noite da última terça-feira (22) fui convidado pela ex-Primeira Dama do Município, Dona Lucimar de Figueiredo Melo, à sua residência para comprovar algo que lhe havia surpreendido, tratava-se do aparecimento de sementes em um abacaxi.

Lucimar costuma cultivar plantas, verduras e legumes no próprio quintal de sua residência, porém não era de seu conhecimento, muito menos da população jordanense, o aparecimento de sementes em abacaxis. “Ano passado mesmo, fiz a colheita de um abacaxi e não tinha sementes” declarou a Ex-primeira Dama.
Foto: Lucimar Figueiredo exibindo o abacaxizeiro que gerou a fruta com sementes
Busquei informações com o Técnico em Agropecuária local, Neto Farias, que através de pesquisas pôde constatar que formação de sementes é rara, por serem as flores auto-estéreis. Todavia, através de polinização manual com pólen de outra variedade não é rara a produção de 2 a 3 mil sementes por fruto.

Neste caso, ocorreu que há meses atrás na residência de Dona Lucimar, foi retirada uma grande colmeia que havia se formado, onde milhares de abelhas estavam habitando no banheiro de sua residência, e neste período poderiam ter realizado o processo conhecido como Entomofilia.

Entomofilia: O termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, mas é mais usado para designar a polinização efetuada por abelhas, vespas e moscas. É um tipo de polinização cruzada característico de plantas alógamas. O inseto, ao tocar nos estames, leva no seu corpo o pólen, que depois será largado no estigma de outra flor. Sem a polinização entomófila, muitas plantas deixariam de se reproduzir ou de produzir alimento ao homem, como por exemplo, a laranja, o café, as cucurbitáceas (abóbora, melão, chuchu e pepino), o quiabo, etc. ela também é essencial na produção de sementes de certas espécies para propagação como cebola, cenoura, couves, etc.

Neto Farias destacou ainda que atualmente no Brasil há o consórcio de criação de abelhas com o plantio de maracujá (por exemplo), onde as próprias abelhas fazem a polinização do pomar, reduzindo a mão de obra do agricultor.

2 comentários:

Maria disse...

gostaria de lhe perguntar se o Sr Jordão estava desposto a me vender uma ou algumas sementes por que eu soa fã de experimentar e cultivar coisas fora do comum e gostei muito boa tarde obrigada

Kézio Araújo, Fala Jordão disse...

Cara Maria,

favor entre em contato conosco através dos emails falajordao@gmail.com, kezioaraujo@hotmail.com, ou no facebook, com link anexado à lateral do blogger que lhe orientarei no sentido de contactar os proprietários do abacaxi, que com certeza têm as sementes armazenadas.

Boa Noite.