29 de janeiro de 2013

Cruzeiro do Sul e Tarauacá entram em “situação de alerta” com enchente dos rios

riojuruá_29jan2013
As chuvas que castigam as regiões do interior do estado do Acre nos últimos dias fizeram com que alguns rios ultrapassassem a cota considerada de alerta pela Defesa Civil Estadual.
Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, o nível de água do rio Juruá ganhou mais força de ontem para hoje e falta apenas 50cm para alcançar a cota de transbordamento (13m). A medição desta manhã (6h) era de 12m50cm, em sua calha mais profunda.
O rio Tarauacá, que banha a cidade que leva o mesmo nome, apresenta medição no volume de água em 9m, ou seja: 50cm apenas da cota de transbordamento.
Nas duas cidades ainda não há registro de desabrigados pela enchente, mas a Defesa Civil nessas localidades, já colocou em prática o Plano de Contingência para auxilio as vítimas de uma possível cheia.
Em Rio Branco, o volume de água do rio Acre teve uma baixa de mais quase dois metros desde o último final de semana, medindo esta manhã 10m59cm, tranqüilizando as autoridades.
Em Sena Madureira, o rio Yáco também perdeu força. Na semana passada, o manancial apresentava medição em sua calha mais profunda de 14m32cm. Já na medição feita esta manhã pela Defesa Civil local, o rio Yáco está medindo somente 10m58cm.
Salomão Matos, Da redação de ac24horas

Nenhum comentário: